Carregando

Placas valorizam Centro Histórico

Secretaria:
Meio Ambiente
Daniela Karin
09/01/2006 00:00

A Prefeitura de Embu, por meio da Secretaria de Planejamento, em conjunto com a Secretaria de Turismo, visando manter as características peculiares a uma cidade com estilo colonial rústico, está identificando as ruas do centro com placas de madeira confeccionadas em angelim - pedra. Serão instaladas 91 placas, sendo que a 1a fase do projeto prevê a identificação de 34 ruas. Já estão com novo visual as seguintes vias: R. Cândido Portinari x Av. Elias Yazbek; R. Quirino da Silva x R. Emiliano Cavalcanti; R.Tarsila do Amaral x R. Cândido Portinari; R. Paulo do Vale, entre outras. Esta ação é importante para evidenciar o título de Estância Turística que a cidade recebe (o Estado de São Paulo possui 67 municípios classificados como estância).

A preservação dos aspectos históricos e rústicos mostram a preocupação da prefeitura em fomentar o turismo da cidade, mantendo-a entre as principais estâncias turísticas do Estado. Com esse título é possível pleitear apoio financeiro junto aos órgãos federal e estadual para melhoria na infra-estrutura turística no centro histórico do município, como o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), autarquia do Governo do Estado, que dispõe de R$ 780 mil, disponibilizados para a prefeitura desde 2003, mas ainda não liberado.

O prefeito Prefeito pediu pessoalmente diversas audiências tanto ao governador Geraldo Alckmin quanto ao secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira. Os pedidos, porém, não foram atendidos. Apelando à sensibilidade do governo do Estado para que respeite a população que já ultrapassa 232 mil habitantes e os milhares de turistas e visitantes recebidos em Embu das Artes, o prefeito enviou nesta quarta-feira, 28/12, telegramas às autoridades estaduais.

De olho nas oportunidades e atento às necessidades do município, o prefeito Prefeito protocolou no último dia 14 de dezembro, em audiência com o Ministro do Turismo Walfrido Mares Guia, um ofício solicitando recursos para viabilizar a sinalização turística da cidade, dentro do Programa de Desenvolvimento ao Turismo oferecido pelo ministério.

A Estância Turística de Embu atrai milhares de visitantes do Brasil e do mundo por sua riqueza artística, cultural e ecológica. O grande atrativo da cidade é a Feira de Artes, onde centenas de expositores se reúnem aos finais de semana para apresentar seus trabalhos, que também podem ser apreciados diariamente na tenda, onde fazem suas obras ao vivo. Entre os lugares para visitação em Embu, está o Museu de Arte Sacra, construído no século XVII. De acordo com a Lei do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de 1938, e leis complementares de 1979 e 2003, este complexo jesuítico e 300 metros em seu entorno são tombados e gerenciados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005