Cras Casa Branca recebe oficina de aproveitamento de alimentos

08/06/2017 13:24

Dando sequência às atividades do mês do meio ambiente (Sustentabilidade – A cidade que queremos), a Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu hoje, 8/6, oficina desenvolvida pelo Banco de Alimentos no Cras Casa Branca. A oficina é direcionada para as famílias beneficiárias do Programa de Segurança Alimentar e será aplicada em grupos nas comunidades da cidade.

Nesta oficina, a nutricionista Juliana Thaís Sales Polla e o diretor de Meio Ambiente, Daniel Marçal, explicam que alimentos são desperdiçados de várias formas: pela produção em excesso, ao caírem dos caminhões durante o transporte, ficando em estoque, dentre outras formas. Entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha o descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como jogamos na lixeira o que deveria estar no prato.

A alimentação sustentável combate este processo, por meio do aproveitamento integral, do planejamento na hora de ir às compras e da conservação. Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos. Tudo isso com pequenas mudanças no dia a dia.

Fotos: Everaldo Silva