Divtran ouve população idosa do município

Mobilidade Urbana
Daniela Karin
01/11/2007 00:00

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, por meio da Divisão de Trânsito e Transporte (Divtran), participou de uma reunião no dia 24 de outubro no Centro de Referência do Idoso para ouvir as reivindicações dos idosos. Cerca de 30 pessoas do segmento falaram sobre a falta de respeito dos permissionários do transporte alternativo da cidade. Entre as alegações mais freqüentes estão: não parar no ponto para embarque e desembarque e desviar do trajeto.

Estavam presentes à reunião, Francisco Carlos da Silva, diretor da Divtran, junto com sua equipe: Issamu Araki (chefe de Trânsito) e Angelo Archibaldi Grenfell (chefe de Transporte), o sargento da Polícia Militar, Tavares, o representante da Arcav & Coopercav, Luís Pereira Pires e a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Cida Giannini. Todas as reivindicações foram ouvidas e, segundo o diretor da Divtran, propostas serão estudadas para melhorar o atendimento ao usuário idoso e a fiscalização será mais rigorosa, tendo em vista que o condutor do veículo deve cumprir o decreto/lei para permanecer como permissionário da linha. Entre as medidas a serem implementadas estão: instalação de catracas eletrônicas; aumento do número de identificação na parte externa dos veículos;  uniformização do motorista e do cobrador, inclusive com crachá em local visível; controle do carro via GPS para que não haja desvio de trajeto; multas alternativas para quem não respeitar o decreto, como a realização de trabalho de integração com os idosos na sede do CRI.

Vale ressaltar que a Divtran recebe denúncia anônima através do telefone 4785-3640. Com base nas infrações cometidas, os permissionários são multados.