Carregando

TCE lança sistema via web que teve Embu como cidade-piloto

Secretaria:
Gestão de Pessoas
Gestão Financeira
Maria Regina Teixeira
14/11/2007 00:00

Embu participou, a convite do Tribunal de Contas do Estado, como cidade-piloto do novo sistema de Auditoria Eletrônica de Contas Públicas (Audesp), apresentado pelo TCE no último dia 8 em São Paulo. Pelo sistema, a prestação de contas de 644 municípios paulistas (exceto a capital que possui tribunal próprio) passa a ser transmitida via internet a partir de 2008, agilizando a entrega e a análise das informações, com mais qualidade. Disponibilizadas na rede, as contas públicas ganham mais transparência, já que o acesso aos dados é livre para qualquer usuário.

O ponto forte do sistema está no seu detalhamento analítico que gera 71 análises e 53 demonstrativos automáticos, sem qualquer interferência humana. Os dados coletados são armazenados e verificados pelo sistema. Informações corretas geram um balancete, já as inconsistências originam um relatório de erros e alertas ao órgão emissor. Essas instruções devem ser obrigatoriamente lidas pela prefeitura. Caso contrário, o sistema bloqueia automaticamente a próxima remessa de dados. A administração municipal deve incluir na prestação de contas as informações da Câmara e autarquias.

De acordo com o presidente do TCE, Antonio Roque Citadini, através do novo sistema, o tribunal, como órgão de controle, objetiva melhorar a fiscalização do dinheiro público. Participaram da solenidade o prefeito Prefeito e o secretário de Finanças, Fernando Camargo.



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005