Horta PET: mais saúde e qualidade de vida para os munícipes

Sandra Martins
17/08/2017 14:55

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está ampliando sua oficina de horta na garrafa PET. Visando a qualidade de vida e a saúde dos munícipes, está introduzindo o projeto nas Unidades Básicas de Saúde. A primeira UBS a solicitar a oficina foi a do Jd. Vista Alegre. A equipe da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae) esteve hoje, 17/8, no local para ensinar a mexer na terra e a plantar ervas medicinais.

“Antigamente não se recorria tanto aos remédios como hoje, as pessoas sempre procuravam as ervas para se curar. Às vezes um chá pode resolver o problema, e a nossa ideia é resgatar essa prática para que não se dependa única e exclusivamente da alopatia, os remédios de farmácia”, disse o diretor de Educação Ambiental da pasta, Daniel Marçal. A oficina de hortas na garrafa PET é uma parceria da Secretaria com o Fundo Social de Solidariedade, e as mudas foram gentilmente cedidas pelo Associação Pq. das Chácarás..

Segundo a técnica em Enfermagem, Luciane Martins, a unidade já contava com uma horta tradicional: “Havia a intensão de resgatar o cultivo da horta. Nossa colega Lígia Deoclécio, técnica de Enfermagem, teve a ideia de fazermos essa oficina após ver uma matéria no site da Prefeitura”, contou.

A gerente da unidade, Edma do Nascimento Souza lembrou que há muitos idosos, crianças, e outros pacientes que podem se beneficiar das ervas medicinais: “Além de saúde, essa ação traz o empoderamento do equipamento público para comunidade, traz a consciência de que esse espaço é da população”.

A unidade distribuirá, a partir de hoje, mudas de ervas medicinais para os moradores.

Fotos: Thaís Araújo