Projeto Horta Educativa passa por capacitação em Campinas

21/08/2017 08:52

No último dia 09 de agosto, uma equipe de técnicos da secretaria de Educação, do Meio Ambiente, educadores e cuidadores das dez escolas municipais contempladas com o Projeto Horta Educativa participaram de uma Capacitação em Campinas no CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

O Projeto Horta Educativa, é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Embu das Artes, o Fundo Social de Solidariedade Municipal e do Estado de São Paulo. Tem o objetivo de fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo um instrumento pedagógico para a compreensão da relação entre meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida. O público alvo são estudantes da Fase IV ao 4°Ano do Ensino Fundamental I.

A capacitação abordou Estratégias Pedagógicas do Projeto, Alimentação Saudável, possibilidades de trabalho com a Horta Educativa, planejamento da Horta, demanda de produção e área disponível, preparo do terreno, o solo como organismo vivo, manutenção da fertilidade natural do solo, métodos de semeadura e plantio, cobertura do solo, e irrigação.

As Escolas Municipais participantes do Projeto são:

EM Inês Cardoso, EM Maria Iluminata, EM Mikio Umeda, EM Pau Brasil, EM Jequitibá, EM Astrogilda, EM Villa Lobos, EM Iodoque Rosa, EM Amilton e  Centro Educacional Armando Vidigal.