Dia Nacional do Biólogo

04/09/2017 16:11

Dia 3/9 é o Dia Nacional do Biólogo, mas poucas pessoas sabem realmente que faz esse profissional. Em termos mais técnicos, o biólogo estuda os seres vivos e suas relações com o meio ambiente, ou seja, a anatomia, fisiologia, reprodução, crescimento,  e evolução dos seres vivos.

E mais, além dos seres vivos propriamente ditos, a influência destes sobre o meio em que vivem é também o seu objeto de estudo. Devido à magnitude do tema, o biólogo possui várias áreas de atuação que cobrem desde aquelas de meio ambiente e biodiversidade, passando pelas áreas relacionadas à saúde até às de biotecnologia e produção.

Cada uma destas áreas possui, no seu turno, uma infinidade de subáreas de atuação. Cabe ressaltar que o biólogo também é uma peça fundamental em muitas tomadas de decisão nas gestões públicas e privadas.

A Prefeitura de Embu das Artes possui três biólogos no quadro de funcionários da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Eles são responsáveis pela realização de estudos, projetos e pesquisas relacionadas à proteção do meio ambiente. Participam dos estudos de elaboração ou revisão de legislação ou normas técnicas relativas à proteção e recuperação ambiental.

Emitem pareceres em processos de concessão de autorização de corte e poda de árvores, de alvarás de construção e conservação, das licenças ambientais e alvarás de funcionamento de empresas. Participam do planejamento e execução de atividades educativas destinadas à comunidade.

Estes profissionais estão à disposição da comunidade para esclarecimento de dúvidas relacionadas às atividades acima mencionadas. Estão abertos também para trocar ideias e experiências com todos outros representantes públicos e privados no tocante às questões ambientais.