Carregando

Horta doméstica chega a crianças do Ísis Cristina e idosos do S. Francisco

Secretaria:
Meio Ambiente
Fundo Social
Alex Natalino
22/09/2017 15:16

As oficinas para a criação de horta doméstica com garrafas pet continuam a sua missão de levar à comunidade conhecimentos e consciência sobre a importância da preservação ambiental e da alimentação saudável, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE).

Nessa semana as vivências ocorreram com crianças da creche da Associação da Vila Ísis Cristina e com idosos da Associação Comunitária Jd. São Francisco (ACOJASF).

As atividades foram conduzidas pelo diretor de Educação Ambiental da pasta, Daniel Marçal, pela coordenadora do Fundo Social, Graça Araújo, e pelas representantes da SEAE, Marcia Ivani e Karina Farias.

A oficina consiste em preparar garrafas pet de bebidas descartadas - com alguns furos, barbante, cortes e preenchimento de terra - que são transformadas num ambiente compacto e prático para o plantio de uma muda e que podem ser fixadas numa parede.

O futuro às crianças pertence

Na creche da Associação da Vila Ísis Cristina, coordenada pela Dinha, que atende 40 crianças entre 4 e 5 anos de idade, o trabalho de educação ambiental ocorrido dia 19/9 visou ensiná-las sobre a origem dos alimentos e a importância de reciclar as garrafas pet pois, além de criativa, a horta doméstica é uma excelente solução para reduzir o lixo na natureza e evitar a contaminação de rios e solo.

Outro importante objetivo do encontro foi incentivar os pequenos para que transfiram os conhecimentos adquiridos aos adultos que, muitas vezes, não têm noção sobre educação ambiental.

Idosos multiplicando saúde

Na formação com 30 idosos da Associação Comunitária Jd. São Francisco (ACOJASF) no dia 21/9, foi destacada a vantagem da horta doméstica, por ser uma opção de cultivar vegetais sem agrotóxico, como ervas por exemplo, que podem ser usados como tempero para alimentos ou medicinalmente. Também a intenção é que esse público se torne multiplicador do conhecimento para vizinhos, parentes e amigos.

A Associação Comunitária Jd. São Francisco, liderada por Zuleide Freitas, existe há 23 anos, possui mais de 100 idosos e 50 famílias associadas e ministra cursos de reciclagem com garrafas, vidro etc.

“Minha casa é pequena, então a horta é uma ótima alternativa para eu plantar umas ervas para preparar chás ou cultivar plantas”, declarou Rita Leão Cavalcante.

Já Maria Lúcia Rocha percebeu a facilidade de se fazer uma horta em casa e fez uma importante observação: “É uma maneira muito simples de ajudarmos a preservar o meio ambiente, e se cada uma fizer um pouco, pode-se alcançar bons resultados”.



Fotos: Thais Araújo/ Everaldo Silva/ PMEA
TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005