Carregando

Educadores fazem atividade na Virada Eco sobre educação ambiental

Secretaria:
Educação
Meio Ambiente
.
03/10/2017 09:41

A Secretária Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com Virada Eco, promoveu no dia 27/9 atividades de educação ambiental com supervisores e assessores pedagógicos da Secretaria de Educação.

Os gestores da Educação puderam acompanhar toda a ideia de como transpor o ensinamento in loco, lá na Virada Eco, que é um espaço ecológico voltado à educação ambiental que fica em Embu das Artes e possui remanescentes da Mata Atlântica, florestas secundárias e uma rica flora e fauna.

"Esse local propõe aos visitantes o uso sustentável dos recursos naturais, mostrando quais consequências da ação humana já vêm prejudicando nossas vidas e fazendo refletirmos e colocarmos em prática contribuições para impactar menos a natureza e garantir um futuro promissor no que se refere à qualidade de vida, com menos poluição na água, no solo e no ar, elementos que tanto dependemos.”  declarou o diretor de Educação Ambiental da pasta, Daniel Marçal.

O município de Embu das Artes insere-se na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, com uma enorme variedade de flora e fauna na região metropolitana de São Paulo, ainda preservando-se nascentes, ribeirões, rios e riachos que possuem grande importância no abastecimento de água na região.

Essas características fazem parte da cidade em Áreas de Preservação Ambiental (APA), e a preservação dos recursos naturais é uma tarefa de longo prazo, que será conquistada através da união da consciência social e do trabalho dos gestores públicos. E  para garantir os recursos em anos futuros, a atividade educacional se mantém sempre em movimento na região, com o intuito de proporcionar capacitações também aos professores para que atinjam melhores resultados nas suas atuações.

A trilha da mata da Virada Eco é formada pelo maciço de floresta do bairro do Votorantim, Mata Atlântica secundária que está em processo de regeneração em estado inicial e médio, recuperando-se de um corte raso.

A Mata Atlântica é um dos cinco biomas que compões o nosso País, presente desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, considerado um dos biomas mais ricos do mundo, com infinitas variedades de espécies vegetais e animais, sendo algumas endêmicas e muitas outras já em extinção.

A mata protege os mananciais hídricos que abastecem milhões de pessoas com água potável, garante a fertilidade do solo para a agricultura, que produz toneladas de alimentos, evita o assoreamento e as erosões, absorve a poluição das grandes cidade e indústrias, liberando grandes quantidades de oxigênio, contribui para um clima equilibrado, diminui a densidade do calor nas grandes cidades, evita enchentes, pois o solo absorve as águas da chuva e ainda as retêm nos lençóis freáticos para os futuros consumos, e os animais os vegetais interagem dentro do bioma proliferando a existência das espécies.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005