Carregando

GCM economiza mais de 1,3 milhão de reais em formação de guardas

Secretaria:
Segurança Pública
Fagner Gouveia
17/10/2017 16:37

Na semana em que o Prefeito Ney Santos anunciou corte nos gastos da administração pública, mais uma medida que irá reduzir custos dos cofres públicos está sendo tomada pela Secretaria de Segurança Pública a pedido do Prefeito.

Por longos 14 anos nossa GCM foi treinada por outras Guardas e todos os anos as contas eram pagas pelo Governo Municipal a outras Prefeituras, já que a cidade não dispunha de uma secretaria para tal finalidade, como os recem criados CECOM (Centro de Formação e Ensino Continuado) e NIT (Nucleo de Inteligencia e Gestão Tecnológica). Com a organização da gestão pública, o Prefeito Ney Santos além de reduzir custos na Secretaria de Segurança Municipal pretende implantar este conceito para todas as outras pastas. 

Atualmente existe uma matriz curricular para formação e capacitação de guardas que disciplina ao menos 572 horas, onde ao término do curso o estudante recebe o título de guarda civil municipal. Toda essa carga horária é dividida entre teoria, com disciplinas como direito penal, administrativo, processo penal, entre outras, e a formação prática como instrução de tiro, tiro prático, técnicas operacionais, onde saem capacitados pelo centro de formação, e teremos mais 30 dias de estágio supervisionado nas ruas, onde o já formado guarda civil passará por todas as atribuições das ruas e administrativamente para tal finalidade que lhe compete na Instituição. Vale destacar que todo o curso está normatizado pela Lei 13022/14 que é o Estatuto Nacional de Guardas, e que disciplina o parágrafo 8° do artigo 144 da Constituição Federal.

O valor para este curso na carga horária proposta nos espaços da Secretaria Municipal de Segurança Pública teve um número surpreendente. Para se ter uma ideia, várias empresas que pretendiam realizar este curso para nossos guardas apresentaram diversos orçamentos, e a proposta de menor valor ultrapassou a marca de R$1 milhão e 300 mil para formar os 50 GCM's aprovados, seguindo os critérios impostos pelo SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Além da economicidade deste valor com o curso realizado 100% por nossa corporação, o que teremos no mínimo este valor de redução de uso de verbas públicas do tesouro municipal, já que o centro de formação é dirigido pelo própria instituição, temos ainda a questão de um curso direcionado para as particularidades e peculiaridades do nosso município, afirma o Prefeito Ney Santos.

Agora, teremos guardas formados com o conhecimento mais específico da geografia e de toda sociedade embuense, para realizar o policiamento preventivo eficáz, finaliza Denis Viana, Secretário de Segurança Pública de Embu das Artes.

O curso tem previsão para início em 20 de novembro com término no início de março.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005