Dia da Água: atividades apresentam importância da data

27/03/2018 16:37

No dia 22/3 comemora-se o Dia Mundial da Água. Pensando nisso, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego preparou atividades para os envolvidos nos programas e espaços públicos municipais.

As atividades começaram logo cedo no Parque Francisco Rizzo, quando a diretora de Licenciamento Ambiental, Fernanda Lopes, explicou aos participantes do Centro de Convivência do Idoso (CC(I), ligado à Secretaria de Esporte, e do Projeto Conviver, ligado à Secretária de Saúde, a importância da comemoração da data, além de contar a história e atividades do Viveiro Municipal, que pertence a pasta.

Em seguida, os técnicos ambientais Rafael Mattos e Fernanda Fontebassi mostraram uma composteira doméstica em pleno funcionamento, tirando dúvidas e ressaltando a importância de utilizar fertilizantes e compostos naturais em detrimento de agrotóxicos que contaminam as águas e fazem mal á saúde.

Depois foi dada a palavra ao produtor de mudas do Viveiro Municipal, José Antônio do Nascimento, que demonstrou, na prática as diversas técnicas de poda e plantio para obtenção de mudas ornamentais e medicinais.

À tarde, foi a vez do Centro de Referência da Juventude (CRJ) onde o secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis, fez a abertura da oficina de mini cisterna, que ocorreu em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae).

O oficineiro Rodolfo Almeida demonstrou com uma mini cisterna pronta, feita de canos e bombonas, o funcionamento do mecanismo. Num segundo momento, desafiou aos participantes a confeccionarem uma segunda unidade auxiliando-os com as ferramentas e técnicas. Esteve presente a diretora de Qualificação Profissional, Sandra Pereira Lopes