Esclarecimento sobre o corte de árvore ao lado do Museu de Arte Sacra

18/06/2018 17:54

Este esclarecimento se refere às críticas que tem circulado desde o dia 12/6 no Facebook no tocante ao corte de uma árvore sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) na lateral do Museu de Arte Sacra no Centro Histórico de Embu das Artes.

A situação começou em março de 2018, quando a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente recebeu uma solicitação de corte de uma sibipiruna encaminhada pelo diretor do Pateo do Collegio e do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.

Além do ofício de solicitação, foi anexado um relatório técnico do próprio Museu que relatava o estado fitossanitário precário da árvore e como sua queda poderia causar danos ao bem tombado e às pessoas que por ali circulam.

Neste panorama, uma vistoria foi realizada na mesma semana pela bióloga da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente que confirmou o risco de queda. Entretanto, antes de se proceder ao corte da árvore propriamente dito, foi encaminhado um ofício solicitando a anuência ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, uma vez que o Museu de Arte Sacra situa-se no Centro Histórico de Embu das Artes. A anuência do IPHAN foi recebida em maio de 2018 e, portanto, o procedimento de corte pôde prosseguir.

De fato, o corte foi efetuado no dia 12 de junho, sendo constatado que a lesão interna era maior do que se supunha, conforme comprovam as fotos ao lado. Em suma, o corte da árvore foi realizado dentro da conformidade legal e, principalmente, teve como motivo proteger o Bem Tombado Nacional, bem como, os transeuntes da área.

Cabe ressaltar que seria importante que a população, em caso de dúvidas e questionamentos, solicite esclarecimentos à Prefeitura, que possui em seu quadro de funcionários técnicos responsáveis e sérios dispostos a ouvir e orientar a comunidade, no intuito de construir um bom diálogo e a cooperação entre todos: Poder Público, setor privado e, principalmente, as pessoas que moram na cidade.