Gepad finaliza formatura nas Escolas Municipais

Segurança Pública
Sandra Martins
01/10/2018 16:00

No sábado, dia 29/9, ocorreu mais uma formatura do Grupo de Educação e Prevenção de Drogas (Gepad), com os alunos das Escolas Municipais José Salvador Julianelli e Professor Amilton Suga Gallego. A Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas.

“Eu gostei muito, por que eles ensinam que não pode usar drogas, ensina que nós podemos viver a vida, que não precise ser igual ao outro, e que ser diferente é ser feliz sem fazer varias coisas erradas que vão fazer mal pra nós depois”, disse o aluno Thiago Ribeiro de Souza, 4° ano da EM Amilton Suga Gallego.

“Eu acho essencial hoje em dia ter esse assunto dentro das escolas, infelizmente nossas crianças estão crescendo cada vez mais rápido”, disse a mãe do aluno Thiago, Maria das Dores, ao ser perguntada sobre o curso.

“O projeto é muito legal, e é um sonho realizado porque somos diferentes, e ser diferente é, por exemplo: uma pessoa nervosa tem que ficar calma para que não faça coisas que vai se arrepender depois, ser feliz , brincar com as pessoas e viver a vida”, afirmou a aluna Jenifer Isabel Santos de Brito, aluna do 4ºB, da EM Julianelli.

O Gepad finalizou as formaturas dos alunos das Escolas Municipais Doutor Iodoque Rosa; Jornalista José Ramos; Jequitibá; Professor Mauro Ferreira; Primavera; Hermínio Espósito; Jose Salvador Julianelli e Professor Amilton Suga Galego. Aproximadamente 2.000 alunos participaram das palestras

Foi lançamento o projeto Educafan, que será apresentado para crianças da educação infantil dos 1º, 2º e 3º anos, através do teatro de fantoches com o boneco “GC Tavinho”.

Foram apresentados também os primeiros cães do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), Hunter, Max e Aisha, que foram adestrados para identificar entorpecentes.

Entenda o programa

O Gepad, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas, realizando capacitação nas escolas municipais com professores, pais e alunos. Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; dar informações científicas sobre o uso indevido de drogas; integrar as instituições públicas e outros segmentos em programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação a dependentes. A droga mais usada na cidade é o álcool, predominantemente entre jovens do sexo masculino.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária.