Cidade realiza plantio espontâneo de árvores pelo “Município VerdeAzul”

13/11/2018 13:15

Na sequência das ações iniciadas no âmbito do Programa Município VerdeAzul de 2018, a parceria da Secretaria de Serviços Urbanos e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente continua sólida com o planejamento por demanda espontânea.

Este tipo de planejamento ocorre quando a solicitação se origina na secretaria operacional (Serviços Urbanos) ao invés de partir da secretaria que normalmente define as ações (Planejamento e Meio Ambiente).

Desta maneira, recentemente, mais duas praças foram arborizadas nas ruas Santa Benta (Jd. Santo Antônio), e Carazinho (Jd. da Luz).

A praça da rua Santa Benta é nova, possui bancos, brinquedos para crianças, mesas de xadrez ou damas. Foram plantadas 16 mudas na praça. Várias espécies nativas foram plantadas, tais como, ipês, manacás, araçá e pitanga.

Outro plantio foi feito na praça da Rua Carazinho, recentemente reformada pela mesma equipe.  Como a praça é pequena, apenas 3 mudas foram plantadas, porém, futuramente fornecerão os benefícios ambientais à população.

Estes plantios serão incorporados ao Plano de Arborização Urbana de Embu das Artes,  fazendo parte da diretiva “Arborização Urbana” do Programa Município Verde Azul.

Cuidando do meio ambiente

O Programa Município VerdeAzul foi criado em 2007 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente como um instrumento para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental através da comprovação de ações recomendadas e em torno de dez eixos temáticos inter-relacionados.

A adesão é feita voluntariamente pelas cidades, e os municípios mais bem colocados podem pleitear verbas junto ao Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

O município aderiu ao programa já em 2008, e todos os anos o prefeito em exercício é responsável pela assinatura de um termo de adesão, no qual se compromete, ao mesmo tempo,  indica um interlocutor e um suplente, que são os responsáveis por fazer o diálogo entre o órgão ambiental e a municipalidade, coletando as informações e direcionando as práticas ambientais, embora os temas sejam de responsabilidade de todos.