Carregando

Projeto Luz forma 2 mil crianças das escolas municipais

Secretaria:
Segurança Pública
Sandra Martins
12/12/2018 13:11

O Grupo de Educação e Prevenção de Drogas (Gepad) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, em parceria com a Secretaria de Educação, formou nos dias 7 e 8/12 cerca de 2 mil crianças, dos 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Estudantes das Escolas Municipais Astrogilda de Abreu Servilha; Valdelice A. Medeiros Prass; Professor Paulo Freire; Maria Josefina de A. Carvalho Azteca e Reynaldo Ramos Saldanha da Gama que participaram das palestras e receberam o certificado.

A apresentação do canil da GCM deixou as crianças animadas pois elas acompanharam alguns truques que são desenvolvidos com os cães adestrados para identificar entorpecentes.

O projeto Educafan para crianças da educação infantil dos 1º, 2º e 3º anos foi apresentado com teatro de fantoches.
Dentre os temas abordados no projeto destacam-se os seguintes: “Drogas e violência”, “Drogas e seus malefícios”, “Novas drogas destruidoras”, “Família e sua força” e “Convívio familiar, social e profissional”.

“Nós aprendemos que não se pode usar drogas, aceitar convites de desconhecidos, sobre o que é o suicídio, que devemos evitar pessoas que usam drogas, não se envolver em brigas e quais são consequências que nossos atos trazem para nossas famílias”, disse a aluna do 4° ano Yasmin Alves Hayashi de 10 anos.

“Desde o começo dessas aulas o comportamento dela mudou muito, ela ficou mais atenta com drogas e entorpecentes, prestando mais atenção no que nós país falamos. Ela olha as pessoas de outro jeito tentando ajuda-las, e esta muito diferente após os ensinamentos do Gepad, e eu acho muito importante para as crianças na idade dela, aprender dentro da escola um pouco do que acontece no mundo de hoje”, relatou o pai Edmur dos Santos Vilasboas sobre o comportamento da filha Yasmin. O secretario de Educação Pedro Ângelo participou do evento.

Entenda o programa

O Gepad, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas, realizando capacitação nas escolas municipais com professores, pais e alunos. Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; dar informações científicas sobre o uso indevido de drogas; integrar as instituições públicas e outros segmentos em programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação a dependentes. A droga mais usada na cidade é o álcool, predominantemente entre jovens do sexo masculino.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária.



Fotos: Michael Alberto e Thaís Araújo
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005