Carregando

Dia da Mata Atlântica (27/5); data exalta preservação desse importante bioma

Secretaria:
Meio Ambiente
.
23/05/2019 17:23

No 27 de maio é o dia da Mata Atlântica, que é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo e estima-se que ainda exista apenas 7% do bioma natural, pois o restante foi devastado pelo processo de crescimento dos grandes centros urbanos. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, por meio da qual o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil em 1560, e, desde então, o dia tornou-se data nacional para comemorar esse bioma que está cada vez mais sofrendo agressões e sendo reduzido pela ação do homem através do desmatamento. A Mata Atlântica abrange uma área de aproximadamente 15% do total do território brasileiro, que inclui 17 estados, inclusive todo o território de São Paulo.

O município de Embu das Artes possui 59% de seu território situado em Área de Proteção aos Mananciais, faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e está inserido no Bioma Mata Atlântica. O que isso significa? Que Embu das Artes tem nas mãos um patrimônio imensurável para cuidar: águas e florestas, elementos essenciais para a continuidade e manutenção da vida em todos os seus níveis. Portanto, é preciso conhecer e valorizar esse valioso potencial da região e aprender a gerir, de forma sustentável, participativa e responsável, o que ainda resta dessa herança legada pela natureza ao município. Usufruir e preservar, desfrutar sem degradar. Esse desafio torna-se um marco gerenciador, um indicador ético, social econômico e cultural para as políticas públicas e para a formação cidadã da população embuense.

Dia 27/05 serve como ponto de reflexão sobre a relevância da preservação e de conscientização a respeito das ações necessárias para mudar essa situação. Uma ação a favor da Mata Atlântica, que cada um pode fazer, é conscientizar a sua comunidade em geral sobre os motivos essenciais para a proteção e recuperação dessa floresta, que é um dos biomas mais antigos do Brasil.

Busque alternativas para tornar esse dia especial, aqui vão algumas dicas:

  • Faça mutirão de limpeza de praças e plantio
  • Crie e desenvolva brincadeiras educativas com as crianças ao ar livre
  • Entre no site da Fundação SOS Mata Atlântica e fique por dentro dos eventos
  • Reúna a família e amigos e faça uma caminhada ecológica com piquenique
  • Reverencie a verde e exuberante da Mata Atlântica nessa data
  • Realize a limpeza de praias e córregos


TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005