Arte Itinerante mostra valor da simplicidade nas obras naif de Meire Lopes

Assuntos Jurídicos
Alex Natalino
15/07/2019 14:14

A artista Meire Lopes exibe mais de 30 quadros de arte naif nas sedes do Procon de Embu das Artes até o dia 5 de agosto, pela 3ª edição do projeto “Arte Itinerante”, que já havia instalado exposições dos escultores Jofe Santos e Mário C. Ramos. A iniciativa é das Secretarias Municipais de "Assuntos Jurídicos" e "Cultura".

“A exposição num lugar com constante circulação de pessoas é uma oportunidade a quem não tem disponibilidade de tempo para ir a um centro cultural ou museu para conhecer obras de arte”, disse a coordenadora do Procon, Maria Aparecida de Oliveira.

Meire Lopes acredita que exibir obras em espaços públicos aproxima a população da arte e a faz sentir a aura artística da cidade. “O papel da arte é sensibilizar os indivíduos, estimular neles novas percepções e incentivá-los a mergulhar em outras realidades”, declarou ela.

Apesar de ter conhecimentos em escolas artísticas como o impressionismo e o acadêmico, Meire gosta de expressar suas ideias e inquietações pela instintividade e simplicidade da arte naif. “Pintar assim é como voltar a ser criança, com o prazer de criar de forma mais simples e na intenção de resgatar um estilo de vida básico e tranquilo”, revelou a artista.

Nascida em Presidente Epitácio (SP), aos oito anos de idade Meire mudou-se com a família para a Grande São Paulo. Atualmente radicada em Embu das Artes, se reveza entre a função de professora de língua portuguesa e artista plástica, expondo na Palhoça, espaço localizado na praça central do município, suas telas que retratam temas do interior, da natureza, dos valores humanos e a alegria de viver.

3ª edição do Projeto Arte Itinerante
Artista:
Meire Lopes
Quando: De 5/7 a 5/8 - De segunda a sexta (exceto feriados), das 8h30 às 16h
Onde: Procons de Embu das Artes
Endereços:
- Centro
Rua 1º de Maio, 138, Quinhaú, ao lado do Detran. Telefone: (11) 4781-1090

- Jd. Santo Eduardo
Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2673. Telefones: (11) 4244-6465 / 4244-6676

Fotos: Thaís Araújo / PMEA