Embu terá primeira Escola Técnica da região

Maria Regina Teixeira
10/04/2008 00:00

Um terreno de 6.159 metros quadrados, vizinho à delegacia e à Câmara Municipal, na rua Marcelino Pinto Teixeira, será o futuro endereço da primeira Escola Técnica Estadual de Embu e região. Doada por meio do Decreto nº 23 assinado pelo prefeito Prefeito no último dia 13 de março, a área está localizada num ponto estratégico por se situar num dos parques industriais da cidade, próxima ao Rodoanel e à rodovia Régis Bittencourt, facilitando o acesso de alunos do município e das cidades vizinhas. A construção, com início previsto para o segundo semestre deste ano, será feita com recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) – que por lei devem ser repassados ao município pelo governo estadual – e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. De acordo com a Prefeitura, a Etec de Embu deve ser inaugurada já em 2009, oferecendo os seguintes cursos, todos gratuitos: Informática, Logística, Secretariado, Eletroeletrônica, Gestão Ambiental, Rede de Computadores e Técnico em Contabilidade. Serão oferecidos ainda 100 cursos de qualificação básica, de acordo com a demanda do município. A gestão da Etec cabe ao Centro Paula Souza.

A instalação de uma instituição pública de ensino técnico-profissionalizante é uma demanda antiga não só de Embu como de toda a região sudoeste da Grande São Paulo. Ao contrário de cidades como Osasco, que contam com escolas do Senai, por exemplo, Embu, Taboão, Itapecerica, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço – que juntos têm população estimada em 800 mil habitantes – aguardam a abertura de escolas públicas de qualidade para formação de profissionais qualificados.

Com a chegada de novas empresas a Embu, entre elas Perdigão e JBS-Friboi, a demanda por profissionais qualificados aumenta. A expectativa da administração municipal é que, com a escola técnica, os moradores da região habilitem-se para preencher as vagas disponíveis.

Pelo decreto, o terreno é cedido por 30 anos para a Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Caso as obras não sejam iniciadas em no máximo dois anos, a permissão de uso fica automaticamente revogada.

Com a palavra, os jovens:
“É legal ter uma escola desse tipo no Embu porque hoje em dia é muito difícil achar um curso gratuito e o mercado de trabalho exige formação. Terminei o ensino médio há pouco tempo e ainda não sei o que vou fazer. Eu cursaria a Etec”.
Silvana Dias, 17 anos, moradora do Jd. Vista Alegre, formada na E.E. Amélia dos Anjos de Oliveira

“Acho bom que tenha cursos técnicos gratuitos porque tem muitos adolescentes sem experiência profissional e eles precisam exatamente disso para colocá-los no mercado de trabalho”.
Gabriela Vieira do Nascimento, 22 anos, moradora do Jd. Valo Verde, formada na E.E. Maria Auxiliadora

"Muito bom porque é de graça, nunca teve isso na cidade e é uma boa oportunidade para aprender uma profissão, quanto estiver funcionando eu certamente vou disputar uma vaga"
Diego Vieira Serafim, 15 anos

Sobre as Etecs:
As Escolas Técnicas Estaduais ministram cursos profissionalizantes gratuitos que podem ser feitos a partir do 2º ano do ensino médio regular, simultaneamente ou após a conclusão deste ciclo. A instituição pública oferece atualmente 85 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 140 unidades distribuídas por todo o Estado. Para concorrer às vagas, os candidatos devem ser aprovados no processo seletivo (vestibulinho) realizado semestralmente.

O leque de cursos é distinto entre as unidades. Em Embu, a proposta da Prefeitura é que seja ampla e profundamente estudada a oferta de cursos da Etec para atender adequadamente às empresas instaladas em seus parques industriais e às características da estância turística.