Carregando

Nota de falecimento - Noêmia Cachoeira

Secretaria:
Turismo
.
08/02/2021 13:26

É com pesar que a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes informa o falecimento no domingo (07/02) de Noêmia Cachoeira, aos 93 anos, por insuficiência respiratória. Foi sepultada no Cemitério do Rosário. Ela deixa 2 filhos, 7 netos, 15 bisnetos e 8 tataranetos. 

Conhecida por suas atividades como festeira, romeira e rezadeira, teve uma longa trajetória (mais de 25 anos) na realização da tradicional Festa de Santa Cruz. Era filha de José e Elísia Cachoeira, continuadores do evento na cidade, o qual ela também deu prosseguimento. De mãe para filha e de avó para neta, assim as tradições vem atravessando gerações na família Cachoeira. 

Nascida em Embu das Artes em 26/01/1928, Noêmia Gonçalves da Luz (nome de batismo) cresceu em meio à festividade e relembrava: “Meu pai nunca nos deixou dançar em bailes, mas na Festa de Santa Cruz eu sempre dancei e participei desde menina, além das minhas nove irmãs e minha filha Dirce”. Quando questionada sobre as cantigas e danças favoritas, Noêmia não hesitava em dizer: “Tem a Adoração, o Chimarrete, a Cirandinha e a Cana Verde, e eu adoro todas”.

A Festa de Santa Cruz é a mais antiga de Embu das Artes. O evento reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em sua adoração. E  há o levantamento do mastro, momento para se pedir a realização de um desejo, que deve ser feito ao seu pé, para, assim, ser atendido.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005