Banda Municipal homenageará os '62 anos de Emancipação de Embu das Artes'

Alex Natalino
15/02/2021 15:00

Para prestar homenagem aos 62 anos do aniversário de "Emancipação de Embu da Artes", a Banda Municipal disponibilizará no dia 18/02, às 10h, uma apresentação musical na página do Facebook da Prefeitura. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Um pouco de história

No dia 18 de fevereiro, Embu das Artes completa 62 anos de emancipação político-administrativa, fato que ocorreu no ano de 1959 por iniciativa de emancipadores que articularam a realização de um plebiscito, pelo qual a maioria dos moradores optou pela independência do município, que era integrado à Itapecerica da Serra.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.

Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 52 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções interessantes e coloridas.

Em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.