Eleita nova Diretoria da Associação Procons Paulistas; Embu das Artes assume presidência

Assuntos Jurídicos
23/08/2021 16:51

No dia 13/08 foi eleita a Diretoria Executiva da "Associação Procons Paulistas (APP)" para o triênio 2021/2023, com a reunião dos representantes dos Procons municipais do estado de São Paulo para escolher seus membros por meio de assembleia virtual, em respeito às medidas de controle da pandemia.

O presidente eleito foi Érico de Melo, diretor do Procon de Embu das Artes, que assume a entidade com o compromisso de ouvir e dar voz aos Procons municipais do estado de São Paulo. Segundo ele, apesar da distância geográfica, o diálogo entre os órgãos é essencial, pois não só promove o intercâmbio de boas práticas, como também motiva os servidores, na medida em que percebem que podem contar com uma rede de suporte.

A co-fundadora e presidente da gestão anterior, Joana Soleide Dias, servidora aposentada do Procon de Barretos, conduziu os trabalhos e empossou os novos dirigentes. Após mais de 30 anos à frente do Procon municipal, Joana foi responsável pela criação da Associação que conduziu por três anos.

A nova Diretoria Executiva tem a seguinte composição: presidente Érico Rodrigues de Melo (Embu das Artes); vice-presidente Juliana Pereira Cortes (São Carlos); secretária André Luiz Batelochi de Araújo (São Sebastião); secretária Vanessa Atui (Ibiúna); tesoureiro José Guilherme Alves de Moraes (Marília); suplentes da Diretoria Executiva Daniela Itice Ferreira (Suzano), Doroti Gomes Cavalini (Santo André), Carolina Nader (Vinhedo), Delaías Santos Raimundo (Barretos) e Bruno Ferreira Valim (Mauá).

Sobre a Associação Procons Pauistas - APP

Em 2018, o então Fórum de Procons Paulistas deu lugar à Associação Procons Paulistas, que representa os quase 400 procons municipais do Estado de São Paulo. Com o principal objetivo de fortalecer os órgãos de defesa do consumidor, a APP promove debates e atua no sentido de conquistar melhores condições técnicas e estruturais, independente do porte ou localidade do Procon.

Dentre as ações da entidade civil, destacam-se a reunião com o então presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manuel Pereira Calças, e a representação dos Procons do Estado em Comitiva Internacional que se reuniram com autoridades de defesa do consumidor no Peru.

Além de dialogar com o Poder Público em diferentes esferas, a APP procura fomentar estudos técnicos, inclusive por meio de parcerias com professores consagrados na defesa do consumidor. Sua diretoria executiva é composta por 10 integrantes, os quais devem necessariamente ocupar cargos de gestão em Procons municipais do Estado de São Paulo.