Sede da Secretaria de Indústria e Comércio é modelo de 'construção sustentável'

27/08/2021 10:14

A sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços foi escolhida a representante do município para ser a “Construção Modelo” do Programa Município Verde Azul (PMVA) deste ano, por preencher os requisitos da diretiva "Município Sustentável". Além da própria construção, há na sede vários itens de sustentabilidade, tais como janelas grandes, lâmpadas led, piso claro, ventilação cruzada etc. O prédio foi financiado por empresários locais e projetado desde a sua concepção para ser uma construção sustentável.

A edificação apresenta uma forma em semicírculo, que é considerada mais sustentável que as formas retilíneas por possuir muitos atributos que economizam recursos naturais e por serem mais baratas por causa de sua reduzida área de superfície, o que exije menor gasto com materiais.

Em geral, casas e edifícios redondos são considerados energeticamente mais eficientes, mantêm a temperatura interna mais agradável, possuem mais espaço para a entrada de luminosidade, são mais acústicas, amenizam ruídos no seu interior e sofrem menos interferências sonoras externas. Este formato também garante resistência às intempéries, principalmente aos vendavais, pois, em comparação aos prédios retos, sobre os quais o vento exerce uma grande força ao se deparar com uma parede retilínea, numa parede curvilínea, por princípios aerodinâmicos, o vento perde a sua força.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desde 2010 participa do PMVA do Governo do Estado de São Paulo, que objetiva a descentralização da gestão das ações ambientais dos municípios.