Carregando

Exposição incentiva o interesse pelas artes nos alunos da rede municipal

Secretaria:
Educação
.
28/10/2021 16:57

Idealizado pelo artista Jofe Santos, com apoio da Prefeitura de Embu das Artes, o projeto Escultura ao Alcance de Todos tem formato de exposição coletiva, organizada ao ar livre na Praça das Artes na cidade de Embu das Artes.


Sua 3° edição em 2021 contou com a participação de Ademir Silva, André Luiz, Célia Santiago, Claudia Bergel, Claudia Scáccio, Correra e Gonda, Douglas Capiotto, Helaine Malca, Ivan Pinheiro, Jair Gaiga, Jofe Santos, Jovino Gama, Juliana Lima, Márcia Francisco, Maria Rosa, Miren Edurne, Sueli Embu das Artes, Thiago da Cruz, Rosenilda, Claudio Roberto, Cléa Alves, Juliano Jupyra, Glaucia Gita, Luciano Moucks, Marcelo Bueno, José Teixeira, Marlon Alencar, Maurício Grandossi, Rafael Frattini, Renato Magalhães, Ricardo Chirupolo, Rosângela Politano, Zé de Assis, Índio da Cruz e Virgínio Ramos. Artistas com abordagem em várias linguagens e diferentes materiais.


Desde 2019 esse projeto, além do caráter expositivo, tem como um dos seus grandes objetivos despertar o interesse pela arte através de visitas guiadas para estudantes e professores, mediadas pelos próprios artistas que, em parceria com as Secretarias de Educação, de Cultura, de Turismo e organizadores, oportunizaram a 540 estudantes da rede municipal de diferentes etapas de ensino (Infantil, Fundamental, EJA, MOVA e Projovem) visitas monitoradas, projeto desenvolvido para divulgação e valorização do trabalho artístico da cidade.

Os artistas estabeleceram contato direto com estudantes e professores de forma integral envolvendo diversas áreas do conhecimento, conceitos e linguagens artísticas, os artistas envolvidos no projeto pedagógico foram: Miren Edurne, Claudia Bergel, Jofe dos Santos, Jair Gaiga, Tonia do Embu, Adriana Lang, Célia Santiago, Renato Gonda, Juliana Lima, Helaine Malca, Maurício Gandrossi, Cléia Alves, Leda Maekawa , Tiago Cruz, Marcia Francisco, Renata Matusceviko, Ricardo Chirumpolo e Glaucia Gita. Este ano, por conta da pandemia, as crianças não puderam visitar a exposição presencialmente, portanto, oportunizamos outras alternativas com formato de visita virtual.


O Educativo junto a Secretaria de Educação proporcionou em visita na unidade escolar Rosa Cirelli dos Santos, apreciações de materiais fotográficos para contemplação das obras expostas e experiências com oficinas com diferentes materiais e recursos pedagógicos, preparados para que os mesmos pudessem vivenciar o processo criativo da escultura.

Seguindo os protocolos sanitários, o grupo também ofertou visitas presenciais guiadas ao ar livre aos professores de Língua Espanhola da rede municipal de ensino.


Dando continuidade, a Secretaria de Educação disponibilizou um acervo virtual com imagens, vídeos, biografias e relatos dentro do site educativo do Programa Aprendendo em Casa onde professores, estudantes e demais munícipes possam apreciar e desenvolver um trabalho interdisciplinar para todos dentro e fora das unidades escolares, garantindo os direitos de aprendizagem, as diretrizes curriculares do Município, o trabalho desenvolvido pelo Programa Aprendendo em Casa e Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dando a oportunidade de explorar, conhecer, fruir e analisar práticas e produções artísticas e culturais do seu território.

A ação será compartilhada com os artistas participantes no fechamento da exposição:
Data: 30/10/2021
Local: Centro Cultural Mestre Assis
Horário: 15h



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005