Prefeitura compra duas novas ambulâncias

Rita de Biaggio
11/10/2006 00:00

A Prefeitura da Estância Turística de Embu acaba de comprar duas ambulâncias com recursos próprios do orçamento municipal. Os dois veículos são da marca IVECO-FIAT, zero quilômetro, custaram R$ 160.680,00, e estão adaptados para fazer remoção simples. Com as duas aquisições, o município conta agora com sete ambulâncias rodando dentro e fora do município, fazendo cerca de 2.000 remoções por mês, entre atendimentos de emergência e ambulatoriais.

As ambulâncias se destinam ao atendimento de urgência no transporte de pacientes dos PS para Hospitais, de UBS para PS ou de domicílio para PS e resgate de acidentes nas ruas da cidade e até da BR-116. As ambulâncias e carros-ambulatórios também fazem o transporte gratuito de pessoas para hospitais da Capital e Grande São Paulo. Trata-se de uma frota de veículos com rotatividade e manutenção constantes. Os veículos possuem suporte de atendimento vital básico, com oxigênio, equipamentos de ressuscitar, macas e tábuas para imobilização.

Carros-ambulatórios
Quatro Kombis estão destinadas a levar e trazer pacientes previamente agendados que necessitam de tratamento em hospitais fora do município. Todos os dias, em três horários diferentes - às 4h, 6h e 8h - os carros percorrem as ruas de Embu para pegar e levar pacientes ao Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo, ao Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer e outros. São pacientes que precisam de tratamentos como quimioterapia e radioterapia, hemodiálise ou reabilitação, que o município não possui. O carro-ambulatório transporta cerca de 1.600 pessoas por mês, entre pacientes e seus acompanhantes.

Como agendar
O paciente ou responsável tem de procurar a UBS mais próxima de sua casa, no horário das 8 às 16h, e levar o cartão ou relatório do tratamento a que será submetido e em que local ele será realizado. Esse contato com a UBS deve ocorrer com 48h de antecedência. Um profissional da UBS - gerente ou enfermeira - vai avaliar se o paciente pode ser transportado no carro-ambulatório e, em caso afirmativo, enviará um fax ao setor de carros que fará o agendamento.

Para pedir uma ambulância disque 192 ou ligue (11) 4704-7126