Prefeito fala de políticas públicas no SEBRAE-SP

Rita de Biaggio
01/11/2006 00:00
A experiência de Prefeito à frente da administração de Embu das Artes, colocando em prática programas de governo inovadores e premiados, foi tema de palestra do prefeito a respeito de Políticas Públicas que aconteceu na sede do Sebrae-SP, na capital, dia 27/10. O evento reuniu cerca de 30 gerentes e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de diversas cidades paulistas.

A platéia ouviu atenta o relato do prefeito da Estância Turística de Embu que apresentou inicialmente, um panorama social e econômico de Embu. Os contrastes de uma cidade rica histórica e culturalmente, que recebe em média 20 mil turistas e visitantes aos finais de semana, mas convive ainda com carências sociais e recursos insuficientes para atender a demanda de uma população de cerca de 240 mil habitantes e, em sua maioria, de baixa renda.

Para enfrentar os problemas e promover o desenvolvimento do município, o prefeito Prefeito desde o início do primeiro mandato, em 2001, alia planejamento, visão estratégica, boas doses de coragem e criatividade. É o caso da implantação da Lei Seca em 2003, que determinou o fechamento de bares às 23 horas e ajudou a reduzir a violência na cidade e do projeto Tô Legal em Embu para regularizar micros e pequenos comércios que não pagavam impostos. "Nunca tive medo de lançar projetos polêmicos, desde que eu acredite que sejam corretos e viáveis", disse o prefeito.

Em 2004 foram contratados fiscais concursados e no ano seguinte o projeto foi lançado. Até o primeiro semestre de 2006, o Tô Legal já havia promovido o cadastramento de 94% dos pequenos comerciantes da cidade. Segundo o prefeito, o projeto tem um cunho social e educativo, pois o comerciante paga de acordo com o que ganha. Além desta, outras iniciativas como a Incubadora de Cooperativas, que responde atualmente pela geração de emprego e renda para 450 famílias; o programa de Coleta Seletiva - Renove, Separe, Recicle e a criação do Ponto de Entrega de Catadores (PEC), que valoriza os trabalhadores da reciclagem e reduz os custos de coleta e tratamento do lixo chamaram a atenção dos profissionais do Sebrae-SP.

O encontro promovido pelo Sebrae-SP reuniu três prefeitos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005. Além de Prefeito representando Embu, falaram de suas experiências bem-sucedidas na gestão pública os prefeitos de Novo Horizonte, Toshio Toyota, e de Lins, Waldemar Casadei.