Carregando

Embu sedia conferência internacional sobre Onco-Hematologia

Secretaria:
Saúde
Rita de Biaggio
16/05/2006 00:00

O município de Embu sediará importante evento médico sobre o câncer de 19 a 21 de maio. O Secretário de Saúde de Embu, Jorge Harada, e membros da Secretaria Municipal de Saúde, participam como convidados da abertura da IV Conferência Internacional de Onco-Hematologia, no dia 19/5, a partir das 14h, no Hotel Almenat, na cidade de Embu (SP). São esperados cerca de 400 participantes. A IV Conferência é realizada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). É a única conferência sobre Onco-Hematologia promovida no Brasil para pacientes, familiares e equipe multidisciplinar (dentistas, nutricionistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais).

As palestras serão ministradas pelos especialistas dos melhores centros de tratamento brasileiros e por representantes de entidades internacionais. Os temas foram divididos de acordo com o interesse do público: Política em Saúde, Profissionais da Saúde, Patologias e Tratamentos Complementares (leia quadro abaixo).

O evento conta com a participação especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde (ANS) e das entidades internacionais Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Lymphoma Coalition, The Leukemia and Lymphoma Society.

Segundo os organizadores estar bem-informado é o primeiro passo para quem deseja ter qualidade de vida. No caso de pacientes com câncer não é diferente. Estas pessoas precisam receber orientações sobre a doença, o tratamento, as recomendações, os efeitos adversos, os riscos e os benefícios aos quais estão sujeitas.

Pacientes informados aderem facilmente ao tratamento e lidam melhor com a doença. A ocorrência de depressão e ansiedade tem se mostrado menor em pessoas que sabem o que esperar da medicina. "A melhor forma de tratar pacientes cronicamente enfermos é oferecer informações e estabelecer vínculos de confiança", explica a oncologista Ana Lúcia Cornacchione, do Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (ITACI).

A conferência deste ano visa também a incentivar a humanização da relação médico-paciente; abordar aspectos importantes do tratamento atual; contribuir com a atualização de profissionais da saúde; identificar a problemática de cada área para elaborar propostas de melhoria; e esclarecer o paciente a respeito dos seus direitos na Justiça.

Resultados alcançados
A divulgação de informações e a troca de experiências profissionais de várias especialidades da área da saúde, pacientes, familiares e membros do Governo têm se mostrado enriquecedoras. "A participação de todos tem inspirado e viabilizado mudanças importantes na Onco-Hematologia", explica Merula Steagall, presidente da ABRALE. "Nosso foco é promover o bem-estar, a qualidade de vida e a disponibilização ininterrupta do melhor tratamento para os pacientes com Linfoma, Leucemia, Mieloma Múltiplo e Mielodisplasia em todo o Brasil."

Pacientes, familiares, equipe multidisciplinar, representantes de associações e casas de apoio, Secretarias Estaduais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e demais interessados em Onco-Hematologia podem se inscrever pelo site www.abrale.org.br ou pelo (11) 3149-5190.

Programação da IV Conferência Internacional de Onco-Hematologia Abrale
19/05 - Políticas em Saúde na Onco-Hematologia
14h - Abertura
14h15 - A Saúde no Atual Governo: Iniciativas e Perspectivas na Onco-Hematologia - Dr. José Gomes Temporão - Ministério da Saúde
14h45 - Política Nacional de Atenção ao Câncer - Dr. Luiz Antonio Santini - Instituto Nacional do Câncer (INCA)
15h15 - Discussão
15h45 - Intervalo
16h15 - Planos de Saúde ao Paciente Oncológico - Dra. Maria da Conceição Gomes - Agencia Nacional de Saúde - ANS
16h45 - Principais Projetos de Apoio ao Paciente Realizados nos EUA - Hildy Dillon - Leukemia and Lymphoma Society
17h25 - Projetos da ABRALE 2005-2006 - Merula Steagall
17h45 - Discussão
18h15 - A História de Superação de Gianluca - Renan Dal Zotto - Medalhista Olímpico de Voleibol
20h30 - JANTAR

20/05 - Programa aos Profissionais da Saúde
8h - Atendimento Psicológico a Pacientes e Familiares - Dra. Heloisa Chiattone - Hospital Brigadeiro
8h30 - Cuidados Paliativos - Dr. Giovanni Di Sarno - Secretaria da Saúde de São Paulo
9h - Discussão
9h30 - Intervalo
10h - Desenvolvimento de Protocolos de Pesquisa - Dr. Pedro Dorlhiac - Hospital das Clínicas de São Paulo (SP)
10h30 - Pós-transplante de Medula Óssea - Dr. Daniel Tabak - Centro de Tratamento Oncológico - CENTRON (RJ)
12h - Discussão

20/05 - Pacientes e Familiares
8h - Leucemia Mielóide Aguda - Dr. Nelson Hamerschlak - Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e Moderador Dr. Julio Voltarelli - Hemocentro de Ribeirão Preto (SP)
8h50 - Discussão
8h - Leucemia Linfóide Aguda - Dr. Wellington Azevedo - Hospital das Clínicas de Minas Gerais (MG) e Moderador Dr. Bernardo Garicochea - PUC (RS)
8h50 - Discussão
8h - Linfoma de Hodgkin - Dr. Carlos Chiattone - Santa Casa de São Paulo (SP) e Moderador Dr. Nelson Spector - Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
8h50 - Discussão
8h - Mielodisplasia - Dr. Ronald Pallota - Centro de Transplantes de Medula Óssea (BA) e Moderador Dr. Daniel Tabak - Centro de Tratamento Oncológico - CENTRON (RJ)
8h50 - Discussão
8h - Mieloma Múltiplo - Dr. José Salvador - Hospital Santa Marcelina (SP)
8h50 - Discussão
8h - Leucemia Linfóide Crônica - Dra. Lorena Figueiredo Pontes - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (SP)
8h50 - Discussão
8h - Leucemias Infantis - Dra. Katherina Tobos Melmikof - Hospital Brigadeiro (SP) e Moderadora Dra. Ana Lúcia Cornacchioni - Hospital das Clínicas de São Paulo (ITACI)
8h50 - Discussão
8h - Linfoma Não-Hodgkin Infantil - Dr. Vicente Odone Filho - Hospital das Clínicas de São Paulo (SP)
8h50 - Discussão
8h - Linfoma Não-Hodgkin - Dra. Laura Maria Fogliato - Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS) e Moderador Dr. Jacques Tabacof - Centro Paulista de Oncologia (CPO)
8h50 - Discussão
8h - Leucemia Mielóide Crônica - Dr. Walter de Macedo - Hospital Sírio Libanês (SP) e Moderador Dr. Celso Massumoto - Hospital Sírio Libanês (SP)
8h50 - Discussão
9h30 - Intervalo

20/05 - Interesse Geral
10h - Mesa Redonda: - Como Humanizar o Tratamento Onco-hematológico: A visão:
do Médico - Dra. Clarisse Lobo
da Enfermagem - Eloise Borriel
da Psicologia - Heloisa Chiattone
do Serviço Social - Célia Redó
da Nutrição - Fabíola Suano
da Terapia Ocupacional - Ana Paula Mastropietro
da Odontologia - Rosana Claudia Scramin Wakim
do Paciente - Walter Console
12h - Discussão

20/05 - Conferências Plenárias
14h - Infecções - Dra. Ana Luiza de Oliveira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) 14h40 - Dermatologia - Dra. Celina Ponte - Corium Dermatologia e Dra. Cláudia Moricz - Corium Dermatologia
15h - Discussão
15h20 - Intervalo
15h50 - Fertilidade e Sexualidade
16h30 - Direitos dos Pacientes - Dra. Maria Cecília Mazzariol Volpe
17h30 - Discussão
18h - PALESTRA SHOW: JAMIRO WANDERLEY
20h30 - JANTAR

21/05 - Conferências Plenárias
8h - Evolução Histórica do TMO e dos Tratamentos da Onco-Hematologia no Brasil -
Dr. Ricardo Pasquini - Hospital das Clínicas de Curitiba (PR)
8h40 - Efeitos Adversos da Quimioterapia e Radioterapia Durante e Após o Tratamento - Dr. Nelson Hamerschlak - Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
9h20 - Reações Adversas Pós-Transplante - Dr. Daniel Tabak - Centro de Tratamento Oncológico - CENTRON (RJ)
10h - Discussão
10h30 - Intervalo
11h - Relaxamento e Meditação Auxiliando no Processo de Cura - Silvana Occhialini - Presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui e Márcia De Lucca - Fundadora do Centro Integrado de Yôga, Meditação e Ayurveda (CIYMA)
11h45 - Relação Médico-Paciente - Dr. Milton Glezer - Hospital Albert Einstein (SP)
12h25 - Depoimento de Paciente - Ruy Machado - Paciente Leucemia Mielóide Crônica
12h45 - Encerramento do Evento - Merula Steagall



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005