Carregando

Unidades de Saúde de Embu vacinam contra rotavírus

Secretaria:
Saúde
Rita de Biaggio
17/03/2006 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes iniciou na segunda-feira, 6 de março, a vacinação de crianças contra o rotavírus. A nova vacina fará parte da rotina de imunização do município, estando disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção à Saúde da Família (Casfs), nos horários normais de atendimento. É preciso apresentar certidão de nascimento e carteira de vacinação.
Para ficar imune ao rotavírus, as crianças precisam tomar duas doses da vacina. A primeira deve ser tomada com no mínimo dois meses e no máximo três meses e sete dias de idade. Acima disso, a criança não poderá ser vacinada, segundo recomendação do laboratório produtor da vacina. A segunda dose será aplicada em crianças com no máximo cinco meses e 15 dias de idade. É de extrema importância respeitar espaço de pelo menos um mês entre cada dose.

O rotavírus provoca forte diarréia em bebês, sendo a principal causa de internações de crianças entre zero e cinco anos de idade no Brasil, que gasta cerca de R$ 2 bilhões por ano para tratamento de internações de crianças por diarréia. A administração da vacina é via oral e imuniza a criança contra o rotavírus para o resto da vida. O rotavírus provoca diarréia grave, naúsea, vômito, febre alta e prostração. É transmitido por meio de fezes, da água e de alimentos contaminados. Cerca de 135 milhões de crianças são infectadas pela doença anualmente em todo o mundo, das quais 600 mil morrem.

Segundo Leonardo Marcolan, da Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Embu deve vacinar cerca de 4.800 crianças até o final do ano. Ele orienta que o principal meio de prevenção da doença é a limpeza e lavagem freqüente das mãos, com água e sabão, principalmente para as pessoas que manipulam alimentos.

Marcolan diz, ainda, que a vacina deve diminuir em 85% as internações, resultando em economia para os cofres públicos além de diminuir o custo social de pais que precisam ficar com seus filhos em hospitais, perdem dias de trabalho e noites de preocupação e sono.

Fornecida pelo Ministério da Saúde, a vacina é importada da Bélgica. Mas o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, produzirá vacina contra rotavírus neste ano, com distribuição prevista para 2007, por todo o Brasil, caso receba aprovação para comercialização. Isso será possível devido a convênio do Instituto com o National Institutte of Health (NIH), dos Estados Unidos.

Mais informações, ligue para a Vigilância em Saúde: 4785-3540 e 4785-3541.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005