Transporte público municipal tem novo veículo adaptado para deficientes físicos

Mobilidade Urbana
Brunno Rocha
25/05/2009 00:00

O transporte público municipal de Embu tem uma nova conquista: um lotação adaptado para deficientes físicos. O novo veículo foi apresentado na sexta-feira, 22/5, na sede da Divisão de Trânsito e Transporte (DIVTRAN) com a presença do Prefeito de Embu das Artes, Prefeito, do secretário de Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira, do vereador Júlio Campanha e de representantes da Associação Regional de Condutores Anônimos de Veículos (ARCAV).

O lotação foi adquirido por um permissionário da ARCAV e o veículo possui um diferencial em relação aos demais: um sistema de suspensão pneumática - suspensões a ar que substituem a suspensão mecânica original do veículo -, que facilita o acesso de deficientes físicos ao veículo. O acesso para cadeirante funciona da seguinte forma. O motorista aciona o sistema pneumático e a parte traseira da lotação é rebaixada, nivelando com a calçada, o que possibilita ao cadeirante entrar no veículo sem maiores problemas. Após sua entrada, as portas são fechadas e o sistema é novamente acionado retornando a posição inicial. O procedimento dura, no máximo, 2 minutos e meio.

O veículo é o primeiro da região que possui esse tipo de sistema. Tem capacidade para duas cadeiras de rodas, suporte para acompanhantes, melhores condições de acesso e a largura das portas é maior do que o habitual, eliminando barreiras físicas que obstruem a passagem dos usuários.

O prefeito Prefeito parabenizou o senhor Pedro Ferro pela aquisição do novo veículo. “O esforço do senhor para oferecer o melhor transporte para o povo de Embu, representa muito para nós”, disse o prefeito ao motorista que nunca teve uma reclamação sequer de nenhum usuário do transporte público municipal.

Nota de Esclarecimento do Grupo Arcav & Coopercav

O Grupo Arcav & Coopercav esclarece aos usuários que todos os Operadores do Sistema são Cooperados da Conducoop, e que para se Cooperar é necessário apresentação de vários documentos legais como: Carta de Habilitação cat. D, Execução Criminal, Distribuição Criminal, Curso de Especialização de Transporte de Passageiros, Treinamento na Cooperativa sobre o Sistema Operacional, Atendimento ao Usuário, todos cooperados utilizam o uniforme com crachá de identificação, e muito mais. Todos os veículos são vistoriados e cadastrados na Divtran, todos têm o seguro de passageiros e de terceiros.

Parabenizamos os comentários feitos, sabemos que por tudo isso ainda existem falhas, somente assim poderemos oferecer um melhor atendimento. Estamos a disposição aos usuários para qualquer esclarecimento. email- coopercav@coopercav.org.br

Atenciosamente Grupo Arcav & Coopercav