Carregando

Ampliação do ensino fundamental para nove anos

Secretaria:
Educação
Maria Regina Teixeira
17/11/2006 00:00

A educação mostra que de fato está renovando-se, na medida em que acompanha as transformações no campo do conhecimento humano. A ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos é uma iniciativa que fortalece o ensino e a aprendizagem na primeira infância (zero a seis anos). Tem por objetivos principais universalizar o atendimento escolar, garantir a vivência da criança no ambiente escolar por mais tempo e com melhor qualidade. De acordo com especialistas, ao iniciar a alfabetização e o aprendizado na primeira infância, respeitadas as características desta etapa, o estudante amplia suas chances de sucesso ao longo do ensino fundamental e do ensino médio.

O que diz a lei
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei nº 9.394/96 e o Plano Nacional de Educação (PNE) prevêem a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos em todo o território nacional até 2010. O prazo é necessário para que sejam adequados os currículos escolares, os materiais didáticos e os próprios estabelecimentos de ensino.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que deve ser considerada a idade das crianças para que elas sejam inseridas adequadamente no ensino obrigatório. Crianças com seis anos completos ou a completar até 28 de fevereiro ingressarão no 1º ano do ensino fundamental que se estende até o 9º ano. Crianças de zero a cinco anos continuarão cursando a educação infantil.

Ensino fundamental em Embu
A preparação da rede municipal de Embu para o ensino fundamental de nove anos teve início ainda em 2003. Dentre as medidas, diversas reuniões, palestras e seminários debateram temas relacionados ao planejamento do ensino-aprendizagem, preparando as(os) professoras(es) para essa transição.

Também em 2003 Embu já iniciara a universalização do ensino para crianças até seis anos, garantindo vagas para 100% das crianças nessa idade nas escolas municipais.

Na prática, a mudança oficializa o ingresso de crianças com seis anos no ensino fundamental e reformula a nomenclatura do período escolar: de 1ª à 8ª série para 1º ao 9º ano.

Aprender e brincar
A educação escolar na infância é profundamente ligada às brincadeiras, ao aprendizado lúdico. Enquanto se diverte, a criança aprende e cria vínculos prazerosos com a escola, o estudo e o saber e explora de modo divertido e natural sua capacidade criativa.

A Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer instalou parques infantis em todas as escolas municipais, por entender que o aprendizado nessa fase da vida está muito associado ao brincar. Esta iniciativa fez parte da preparação da rede municipal de Embu para acolher as crianças de seis anos no ensino fundamental.

É certo que com mais educação ganham todos: crianças, educadores, famílias, comunidades, sociedade. Ganha o país.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005