Secretaria de Finanças apresenta contas da Prefeitura

Gestão Financeira
Cristiane Del Gaudio
03/06/2009 00:00

Após a sessão ordinária da Câmara Municipal na última quarta-feira, 27/05, o secretário de Finanças do Governo da cidade de Embu, Helton Antônio Rodrigues, apresentou as contas do primeiro quadrimestre de 2009. A apresentação de relatórios e gráficos mostrou em detalhes a situação das finanças nesse período de expectativa com a crise econômica mundial. O balanço do quadrimestre demonstrou a redução de 10% na arrecadação o que resultou na iniciativa da administração pública de enviar para a Câmara Municipal o Projeto de Lei do Programa de Parcelamento e Combate à Crise, já aprovado pelos vereadores.

Helton explicou que a primeira medida para conter gastos foi a determinação de eliminar as horas extras do funcionalismo público, o que é menos prejudicial do que possíveis demissões. O governo está acompanhando os sinais de recuperação do mercado e analisa que os contribuintes devem voltar a pagar seus tributos. “A retomada das contribuições facilitadas pelo parcelamento podem evitar medidas mais drásticas de contenção, cancelamento de serviços ou a necessidade de cortar funcionários para continuar respeitando o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo o qual o governo deve e manter os gastos com pessoal abaixo de 54% da receita do município”, disse o secretário.

Vereadores e populares acompanharam a prestação de contas e puderam esclarecer dúvidas ao final da apresentação.