Carregando

Embu das Artes: dinamismo e trabalho dos profissionais da Saúde recuperam vidas

Secretaria:
Saúde
Rita de Biaggio
20/01/2006 00:00

José Elias Matias tem 39 anos e sempre trabalhou na construção civil até que em 2004 caiu de uma laje de quatro metros e quebrou o calcanhar esquerdo. Após a cirurgia no Hospital Geral de Itapecerica, que resultou em sete pinos de platina, há um ano e meio ele faz assiduamente o tratamento de fisioterapia na UBS Pinheirinho. "Sem isso eu estaria perdido, não teria dinheiro para as sessões de exercícios. Hoje eu estou bem melhor, eles são muito atenciosos", relata referindo-se à equipe de profissionais do posto ao sair caminhando de mais uma sessão onde exercitou os movimentos do pé. Afastado por acidente de trabalho, ele está recebendo uma aposentadoria e vai ao posto toda terça e quinta-feira, onde fica durante cerca de uma hora.

Dona Maria Odete Ribeiro Pereira tem 67 anos, mora no Jardim Flórida e, após ser internada em um hospital no Taboão da Serra passou pela UBS Santa Tereza no dia 19 de janeiro, onde o médico clínico fez uma avaliação e encaminhou-a para o cardiologista da UBS Pinheirinho. Na segunda-feira, 23 de janeiro, ela foi uma das 400 pessoas que passaram pela Unidade Básica de Saúde do Pinheiro em busca de atendimento médico.

Estes dois exemplos mostram como é a dinâmica da UBS Pinheirinho que, além de ser a unidade de referência para os moradores dos bairros Santa Clara, Jardins dos Pinheiros e Pinheirinho e Vila Marajoara, também atende moradores de todas as localidades de Embu das Artes quando a necessidade é uma especialidade médica. Para ser atendida, a pessoa precisa de encaminhamento feito pela unidade referência do bairro onde ele mora. "Atendemos cerca de 60% das especialidades existentes no município", afirma Ana Paula Peralta Moysés, diretora da unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Funcionamento
Para o funcionamento da rede municipal de Saúde, o município de Embu da Artes está dividido em 14 microrregiões e 14 unidades de saúde. É para elas que os usuários se dirigem, quando necessitam de atendimento médico ou para participar de uma ação educadora ou de prevenção específica. A mais populosa delas é a da UBS São Marcos, com 43.573 moradores, segundo o censo do IBGE de 2000, seguida de perto pela UBS Santo Eduardo, com 40.257 moradores. Ao contrário do CASF Ressaca, por exemplo, cuja responsabilidade é atender os 2.131 habitantes dos quatro bairros que compõem a microrregião. A UBS Pinheirinho abrange uma população de 13.735.
De cara nova, após a reforma do piso e da pintura geral das paredes nas cores branco e amarelo claro, de portas e móveis também novos - como mesas, cadeiras e armários e arquivos -, a UBS Pinheirinho oferece, além das consultas básicas de clínica geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia, consultas especializadas em oftalmologia infantil e adulto, cardiologia, homeopatia, pequenas cirurgias, dermatologia, urologia, acupuntura, psiquiatria, fonoaudiologia, ortopedia e odontologia.

Saúde dos dentes
O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que funciona na unidade desde o ano passado com quatro dentistas (2 periodontistas, um cirurgião buco-maxilo e um endodontista), faz 30 atendimentos agendados por dia e os casos de urgência, quando a pessoa está com dor de dente. No CEO é possível fazer atendimentos rotineiros de restauração até avaliação de lesão, biópsias e pequenas cirurgias (remoção de dente incluso ou semi-incluso). Os casos mais complexos, como fratura de maxila ou mandíbula, são encaminhados para o Hospital Geral do Pirajussara. Além do programa do CEO, a unidade tem o atendimento odontológico normal, com 660 pacientes ao mês.
Segundo Olga Maria Dias Pires, coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município e dentista do CEO, crianças, gestantes e idosos têm preferência no atendimento. Os casos mais comuns são tratamento de cárie, canal e da gengiva (periodontia). "As mulheres entre 20 e 40 anos são as que mais freqüentam o posto e o CEO", informa a médica. Além do atendimento clínico, os profissionais do CEO também fazem orientação em relação à escovação e à dieta necessária para manter dentes saudáveis.

Também têm prioridade no atendimento os bebês, gestantes e pacientes portadores de hipertensão e diabete. Segundo Olga, isso é importante porque a saúde bucal interfere na doença e uma infecção na gengiva, por exemplo, pode alterar o nível de açúcar no paciente da diabete ou a pressão arterial do hipertenso. "Temos de cuidar desde cedo fazendo a limpeza da gengiva do bebê, com uma gaze molhada com água. Quando nascem os dentinhos, fazer a higiene com uma escova pequena e macia, sem pasta de dente, porque a criança engole o creme dental que possui flúor e pode causar fluorose ou dentes manchados", explica.

Fisioterapia alivia dores e devolve mobilidade
O setor de fisioterapia da UBS Pinheirinho funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no pavimento inferior do prédio da unidade. Ivanhoé Francisco de Mattos e Débora Cristina Autran de Mattos compõem a equipe de cinco fisioterapeutas e dois auxiliares que atendem cerca de 130 pacientes por dia ou 2.860 por mês, com problemas que vão da dor de coluna ou joelho à incapacidade de movimentos devido a um acidente vascular cerebral (AVC). A mesma equipe atende na Unidade Mista de Saúde Irmã Annette, do Jardim Vazame.

Os profissionais atendem crianças e adultos com todo tipo de comprometimento ortopédico físico ou neurológico, como cervicalgia (inflação na coluna cervical), lombalgia e joelho, fratura no tornozelo, artrose, entre outras. Normalmente, a sessão de fisioterapia é feita uma vez por semana, durante uma hora. Dependendo do caso, pode ser até duas vezes por semana. Em pacientes que tiveram derrame, por exemplo, cujo tratamento pode durar anos, os médicos orientam a família para fazer exercícios em casa.

Pequenas cirurgias
Devidamente equipada, a UBS Pinheirinho também realiza pequenas cirurgias, com o drenagem de abcesso, retirada de corpos estranhos, faz correção de cicatriz, reconstrução de lóbulo de orelha e biópsias.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005