Dengue: todo cuidado é pouco

Rita de Biaggio
20/03/2006 00:00
A Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes alerta os moradores de que as condições são propícias ao desenvolvimento da dengue na região. Segundo a Coordenação de Controle de Vetores (CCV) de Embu, a infestação do mosquito transmissor da dengue é muito grande em alguns bairros, não está descartada a chegada de pessoas doentes trazendo o vírus causador da doença de regiões que estão sofrendo epidemia da doença (Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Baixada Santista) e as condições climáticas (chuva e calor) são favoráveis para a proliferação do mosquito.

"A única forma de evitarmos casos de dengue e uma possível epidemia em nosso município é eliminar os criadouros do mosquito. Todo local e objetos que possam acumular água (caixa de água aberta, calha de telhado entupida, caco de vidro em muro, prato de vaso de planta, pneus etc.) devem ser eliminados, armazenados de forma adequada ou controlados continuamente", alerta Marcelo Monteiro, coordenador da CCV, que juntamente com o Centro de Zoonoses está trabalhando diariamente, inclusive nos finais de semana, para identificar e eliminar criadouros do mosquito e orientar a população nas prevenções.

A pessoas também podem cooperar com a Vigilância Epidemiológica, procurando as unidades de saúde caso apresentem alguns dos seguintes sintomas: febre, mal estar, dor (cabeça, ossos e articulações), manchas na pele (tipo sarampo).

Mais informações, ligue Vigilância Epidemiológica: 4785-3540/ 4785-3541; Vigilância Sanitária - 4785-3542 e 4785-3543; Ouvidoria da Saúde: 4785-3530 e 4241-6998 ou Disque Serviços da Prefeitura: 0800-7730005