Carregando

Mãos Artesãs revela capacidade intelectual e artística de alunos de Embu

Secretaria:
Educação
Rita de Biaggio
20/06/2006 00:00
O Centro Cultural Embu das Artes recebe até 23 de julho, das9h às 18h, na Sala Josefina Azteca, a I Exposição Mãos Artesãs. Todos os trabalhos expostos foram confeccionados por alunos de dez escolas da rede municipal, em parceria com a Prefeitura, o Instituto Tomie Ohtake, artistas e artesãos locais. Confira o resultado desta iniciativa, a entrada é franca. Até o dia 29/6, na Sala Jaldo Jones, também é possível visitar a 1ª Mostra Naïf Primitivo Festa Junina com quadros de 21 artistas plásticos.

O Instituto Tomie Ohtake escolheu Embu para iniciar o projeto educacional Mãos Artesãs devido ao bom trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem verba do Governo Federal (via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE) e parceria do Instituto Tomie Ohtake. E foi realizado de 17 de março a 10 de junho, por meio de oficinas de arte e artesanato.

"Este é um exemplo do que é possível fazer para despertar a capacidade intelectual e artística de nossas crianças", disse Prefeito, prefeito de Embu da Artes, ao percorrer a exposição e conversar com os alunos das escola municipais Iodoque Rosa e Jequitibá, que lotaram a sala Josefina Azteca e se encantaram com o resultado de seus trabalhos.

Durante as oficinas, alunos e professores aprenderam a trabalhar as múltiplas linguagens na escola. Em salas com aproximadamente 30 alunos, os instrutores ensinam a fazer escultura em argila, em pedra sabão, escultura em arame, artesanato com miçangas e fitas e a construção de instrumentos musicais, a partir de materiais inusitados como cano de PVC. Houve, ainda, oficinas de bordado, colares e brinquedos e brincadeiras. Em reconhecimento ao valor artístico de Embu das Artes, o Instituto incluiu artistas e artesãos locais como oficineiros. Participam: Tônia de Embu, com cerâmica/ terracota; o percussionista Caçapava, na oficina de construção de instrumentos musicais e o escultor Agenov, com o trabalho em pedra sabão.

Stela Barbieri, diretora do setor educativo do Instituto Tomie Ohtake, disse que a parceria foi "fecunda" e "ver os resultados, dentro do universo e da cultura das crianças me deixa muito feliz", acrescentou.

Rosimary Mendes de Matto, Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, informou que já está em andamento projeto que deve estender as oficinas para toda a rede municipal de ensino. "Acredito que este trabalho nos mostra que somos capazes de fazer uma escola mais bonita, mais encantada e para onde crianças, jovens e adultos queiram ir para lá todos os dias" finalizou.

I Exposição Mãos Artesãs
Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 - Centro
Horário: das 9 às 18h
Telefone: (11) 4781-4462

Escolas participantes do projeto

E.M. Maria Josephina de A. Carvalho Azteca
E.M. Dr. Iodoque Rosa
E.M. Jornalista José Ramos
E.M. Janaína Agostinho Oliveira
E.M. Elza Marreiro Medina
E.M. Professor Paulo Freire
E.M. Amilton Suga Gallego
E.M. Reynaldo Ramos de S. da Gama
E.M. Mauro Ferreira da Silva
E.M. Jequitibá


TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005