O Instituto Tomie Ohtake escolheu Embu para iniciar o projeto educacional Mãos Artesãs devido ao bom trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem verba do Governo Federal (via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE) e parceria do Instituto Tomie Ohtake. E foi realizado de 17 de março a 10 de junho, por meio de oficinas de arte e artesanato.
"Este é um exemplo do que é possível fazer para despertar a capacidade intelectual e artística de nossas crianças", disse Prefeito, prefeito de Embu da Artes, ao percorrer a exposição e conversar com os alunos das escola municipais Iodoque Rosa e Jequitibá, que lotaram a sala Josefina Azteca e se encantaram com o resultado de seus trabalhos.
Durante as oficinas, alunos e professores aprenderam a trabalhar as múltiplas linguagens na escola. Em salas com aproximadamente 30 alunos, os instrutores ensinam a fazer escultura em argila, em pedra sabão, escultura em arame, artesanato com miçangas e fitas e a construção de instrumentos musicais, a partir de materiais inusitados como cano de PVC. Houve, ainda, oficinas de bordado, colares e brinquedos e brincadeiras. Em reconhecimento ao valor artístico de Embu das Artes, o Instituto incluiu artistas e artesãos locais como oficineiros. Participam: Tônia de Embu, com cerâmica/ terracota; o percussionista Caçapava, na oficina de construção de instrumentos musicais e o escultor Agenov, com o trabalho em pedra sabão.
Stela Barbieri, diretora do setor educativo do Instituto Tomie Ohtake, disse que a parceria foi "fecunda" e "ver os resultados, dentro do universo e da cultura das crianças me deixa muito feliz", acrescentou.
Rosimary Mendes de Matto, Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, informou que já está em andamento projeto que deve estender as oficinas para toda a rede municipal de ensino. "Acredito que este trabalho nos mostra que somos capazes de fazer uma escola mais bonita, mais encantada e para onde crianças, jovens e adultos queiram ir para lá todos os dias" finalizou.
I Exposição Mãos Artesãs
Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 - Centro
Horário: das 9 às 18h
Telefone: (11) 4781-4462
Escolas participantes do projeto
E.M. Maria Josephina de A. Carvalho Azteca