Prefeitura e comunidade transformam área de entulho em praça

Maria Regina Teixeira
20/10/2006 00:00
A ação integrada entre a Prefeitura de Embu e a comunidade transformou um terreno que antes era um depósito de entulho num espaço de convivência e lazer para a população do bairro de Itatuba. Instalada numa área de cerca de 150 metros quadrados no final da avenida Benedito José de Oliveira, a praça Sabiá tem coloridos brinquedos e está rodeada de bambus e mudas de árvores plantadas por estudantes das escolas locais, a EMEI Mikio Umeda e a EE Dra. Iracema Bello Oricchio, participantes do projeto de educação ambiental Agenda 21 Escolar. As crianças ainda confeccionaram placas de identificação das árvores e regras de convivência que foram fixadas no local.

O nome dado pela comunidade à praça vem das iniciais da Associação Amigos de Bairro de Itatuba e Adjacências (Sabiá) que em conjunto com a prefeitura e empresas locais viabilizaram a concretização de uma demanda da comunidade apresentada no Orçamento Participativo. Os moradores participaram da construção em oito mutirões organizados pela Sabiá e parceiros.

A prefeitura através da Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública preparou o terreno, fez a calçada com guias e sarjetas, colocou pedrisco (pedido pela Sabiá à Pedreira Embu) e doou escorregador, duas balanças, um trepa-trepa e três bancos. A comunidade doou gira-gira, escorregador e uma casinha com diversos outros brinquedos. Fez ainda a delimitação lateral e de fundo com bambus e plantou mudas de palmeiras e outras espécies doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Realizada dia 7/10, a inauguração reuniu cerca de 200 pessoas e se tornou uma festa de confraternização organizada pela Sabiá em parceria com as escolas do bairro, o posto de saúde, o grupo de terceira idade e diversos moradores. Os alimentos foram doados por empresários da região e pelo Banco Municipal de Alimentos de Embu.

Além da praça, outras ações da prefeitura estão tornando ainda melhor o bairro de Itatuba. Entre as mais recentes obras executadas está a recuperação do asfalto e drenagem da via a partir da Pedreira Embu, na extensão da rua Maria José Ferraz Prado até a Central de Leilões; recuperação da escadaria entre as ruas Cristóvão Costabile e Sete de Setembro, e a limpeza geral do bairro. Está programada ainda em outubro a recuperação asfáltica da estrada de Itatuba-Cotia, que recentemente recebeu iluminação pública assim como a rua Sete de Setembro