Centro de Controle de Zoonoses vacina cerca de 33 mil animais

Rita de Biaggio
22/09/2006 00:00

A Campanha de Vacinação Contra a Raiva de Cães e Gatos promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria de Saúde da Prefeitura de Embu, realizada no mês de agosto, alcançou seus objetivos. Foram vacinados 29.078 cães e 3.790 gatos. Segundo Marcelo Monteiro, médico veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, o número de cães vacinados manteve-se estável, mas com relação aos gatos houve um crescimento de 10% em comparação à campanha de 2005.

A raiva é uma doença muito grave, e a única forma de evitá-la é a vacinação dos animais. Também preocupa as autoridades de saúde a raiva transmitida pelos morcegos, já que este animal está presente na natureza e é impossível controlá-lo.

O Centro de Controle de Zoonoses, instalado no bairro de Itatuba, tem vacina para cães e gatos durante todo o ano. Aqueles animais que por algum motivo não puderam ser vacinados durante a campanha podem receber a vacina a qualquer momento no CCZ de Embu, que mantém um posto de vacinação permanente. O Centro de Controle de Zoonoses fica na Estrada Velha de Cotia, 336 - Itatuba - Tel. 4704.3673.

ONG promove esterilização de cães e gatos
A Organização não Governamental "Voluntários Embuenses em Defesa dos Animais - Veda" promoveu no dia 28 de agosto mais um mutirão para castração de cães e gatos. As cirurgias foram feitas pelo dr. Erik Neves Rodrigues e sua equipe. A exemplo das anteriores, as castrações tiveram o patrocínio da empresa Embu S/A, através da doação dos medicamentos necessários e apoio da Prefeitura que forneceu os acessórios cirúrgicos e as instalações. Desta vez, a ação contou, também, com a ajuda da empresa Beker Produtos Farmaco Hospitalares Ltda., que doou os soros fisiológicos.

Foram esterilizados 41cães e 20 gatos (machos e fêmeas), na sua maioria pertencentes ao bairro de Itatuba.

Paralelamente aos mutirões, a Veda promove semanalmente a castração de cães e gatos, através da colaboração das dras. Adriana Gomes Varella e Elizabeth Braga Luna. A Ong também vem promove ciclos de palestras em escolas sobre a posse responsável de animais, o que contribui para a diminuição do abandono de cães e gatos nas ruas.

A superpopulação de cães e gatos na maioria dos centros urbanos é um grande risco à saúde e à segurança pública, à saúde animal e ao meio ambiente, onerando o poder público com investimentos necessários para a remoção, o manejo e a eutanásia.

Um importante aspecto abordado nas palestras é a adoção de animais de rua e dos que se encontram no Centro de Controle de Zoonoses de Embu. Já há alguns meses a ong tem trabalhado nesse sentido, e conseguiu adotantes para dezenas de cães.

Os interessados em colaborar, podem ligar para 4241-5502, ou 9959-1609.