Em Embu, alunos desenvolvem habilidades jogando xadrez

Daniela Karin
14/12/2006 00:00
Olhares atentos e muita concentração. Cerca de 170 alunos das 3ªs e 4ªs séries de cinco escolas do ensino municipal de Embu disputaram no último dia 11, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, o 1º Torneio Inter Escolar de Xadrez. Promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a atividade tem como principal objetivo garantir à criança o direito de brincar, sem contar que estimula o raciocínio lógico, a imaginação, a capacidade crítica, interação entre os alunos, além de dar suporte para as outras disciplinas escolares e desenvolver várias habilidades, como atenção, concentração e memória.

Os alunos aprenderam a jogar há apenas dois meses e já conseguem fazer diversas jogadas como "mate pastorzinho", "abertura clássica", "rock" entre outras. Antes do torneio, eles fizeram atividades relacionadas ao xadrez, como pesquisar a história do jogo e até a construir um tabuleiro com material reciclável. Segundo Manuela Santos Conceição, 9 anos, aluna da 3a série da Escola Astrogilda de Abreu Servilha, através das aulas, ela teve oportunidade de fazer novos amigos "Conhecemos um monte de gente legal", disse. Como reconhecimento, todas as escolas receberam troféu de participação das mãos do diretor de Esportes José Geraldo Ferreira. A expectativa é de que o projeto seja estendido a outras escolas no próximo ano.