Embu busca alternativas para o lixo produzido na cidade

Rita de Biaggio
14/12/2006 00:00
A Prefeitura da Estância Turística de Embu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou o Termo Aditivo ao Projeto de Cooperação Técnica "Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Uma visão de Futuro". A cerimônia foi realizada no dia 13 de dezembro na sede do Conselho Estadual de Meio Ambiente, acompanhada pelo prefeito Prefeito e pelo secretário de Meio Ambiente, João Ramos.

O projeto é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com a Secretaria do Meio Ambiente, Saúde Pública e Proteção ao Consumidor, do Estado da Baviera, na Alemanha, e visa a realização de estudos de viabilidade técnico-econômico-ambiental de Usina de Recuperação Energética (URE), para a recuperação de resíduos sólidos urbanos, incluindo lodos de tratamento de esgoto. Entre as cidades beneficiadas, além de Embu, estão: Barueri, Santos, São Bernardo e São Paulo.

No dia anterior a assinatura do Termo, uma comitiva de técnicos alemães esteve na cidade para uma reunião com lideranças do governo e também para uma visita de pré-avaliação do aterro sanitário. A previsão é que os estudos sejam iniciados no município nos próximos quinze dias.