Criminosos destroem novas placas de identificação

Maria Regina Teixeira
02/12/2005 00:00

Ruas que receberam placas de identificação correm o risco de voltar ao passado recente e perder a identidade. Algumas placas instaladas pela Prefeitura de Embu há pouco tempo foram destruídas, num ato de vandalismo e desrespeito ao patrimônio público. É o caso de dois locais no Jardim Magali, um dos 54 loteamentos que já foram beneficiados. Inédita em Embu das Artes, a iniciativa da atual administração municipal se estenderá por todos os bairros da cidade. Os jardins Mimás, Ferreira e Chácara Santa Maria são os próximos a ter placas indicativas e números oficiais.

De acordo com a legislação, quem pratica qualquer dano aos equipamentos públicos comete um crime e está sujeito a penalidades. Além disso, está lesando os cofres públicos. O projeto de identificação das vias públicas e numeração oficial já exigiu investimentos superiores a R$500 mil do orçamento municipal. O crime provoca ainda transtornos a quem precisa localizar um endereço, desvaloriza e prejudica a imagem do bairro.

A Guarda Civil Municipal e fiscais da Secretaria de Planejamento, responsável pelo projeto, estão autuando os infratores. Segundo a própria secretaria, um homem flagrado retirando uma placa de trânsito foi detido e levado à delegacia. A prefeitura lembra que é importante denunciar quem pratica quaisquer crimes, ligando para o Disque Serviços e Reclamações: 0800-7730005. A ligação é gratuita e não é preciso identificar-se.