Governo Federal possibilita ampliação da UBS Santa Emília

Rita de Biaggio
04/08/2006 00:00
Desde 2003, o Governo Federal do presidente Lula já enviou à Prefeitura de Embu cerca de R$ 7 milhões para a área da Saúde, referentes a verbas do orçamento e projetos. Até o final de setembro, as obras de ampliação e adequação das áreas de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Emília estarão terminadas graças, mais uma vez, a recursos do Governo Federal. A obra tem um custo total de R$ 164.549,69, sendo R$ 77.117,69 do Ministério da Saúde, e o restante a contrapartida da Prefeitura.

A reforma vai melhorar o fluxo organizacional dos trabalhos e possibilitará um acolhimento melhor na recepção, inclusive com a informatização do atendimento e a instalação da senha eletrônica, além de criar um ambiente que leva à satisfação tanto dos funcionários quanto dos usuários que se utilizam dos serviços da unidade. Entre os serviços realizados estão: telhado, instalações elétricas e hidráulicas novas, solo e paredes impermeabilizadas para evitar umidade, pintura interna e externa e instalação de combate a incêndio e telefonia.

O UBS Santa Emília é a unidade de referência para mais de 40 mil habitantes dos bairros Jd. São Vicente, Jd. Vazame (I, II), Jd. Novo Campo Limpo, Jd. Jurema, Jd. Marina, Jd. Júlia, Jd Santa.Emilia, Presidente Kennedy, Ipiranga, Emilio Carlos, Jd. Fabiana, Jd. Silvana, Vl. Carmen, Jd. Ferraz, Vl. Carvalho, Jd. Irene, Vila Preciosa.

Além da ampliação do prédio, que possibilitará a instalação de dez novos consultórios, também foram construídas salas novas para observação, sala de grupo, consultório de enfermagem, arquivo médico e sala da Assistente Social e para atendimentos odontológicos. Outros ambientes estão sofrendo reformas para possibilitar um atendimento adequado ao usuários, como os consultórios de pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e coleta de papanicolau.

A farmácia a a recepção foram transferidas de local, com área física adequada ao funcionamento e ao fluxo de pacientes. Assim como a vacinação, inalação, medicação e curativo. Estas salas terão seu funcionamento em salas distintas. Atualmente, o atendimento é feito em apenas duas salas. Também foram construídos banheiros públicos, inclusive para deficiente físico.

Mais informações, ligue Ouvidoria da Saúde - 4785-3530 ou 4241-6998 ou Disque Serviços da Prefeitura: 0800-7730005