Município pede ao Estado que amplie sua participação na merenda da rede estadual

Maria Regina Teixeira
16/12/2005 00:00

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, esta formalizando um acordo para que seja aumentado o  valor do repasse per capita da merenda. A Prefeitura continuará servindo merenda, mas o Estado passará a contribuir com 25 a 30% dos gêneros alimentícios, entre eles arroz, extrato de tomate e biscoito, além de aumentar em até 50% o efetivo das merendeiras em 2006, para que uma parte delas sejam remanejadas para a rede municipal. Assim, a Prefeitura manterá a qualidade e a orientação técnica e nutricional que é de sua responsabilidade.

Atualmente existem 85 escolas de Ensino Fundamental no município (42 estaduais e 43 municipais) que abrigam cerca de 55 mil alunos. A merenda de cada estudante tem um custo diário de aproximadamente R$ 0,87 centavos, sendo que a prefeitura contribui com R$ 0,60; enquanto o Governo Federal com R$ 0,18 e o Estado com R$ 0,09. Após o acordo com o Estado (ainda não há um valor definido para o repasse), haverá redução do custo por parte da prefeitura, porém a qualidade da merenda servida continuará sendo de altíssima qualidade, com todos os ingredientes necessários para que os alunos tenham uma alimentação saudável.

Ampliação de vagas
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ampliou o número de vagas nas creches da região. Na fase 3 o aumento foi de 60 vagas, que beneficiará o Jd. Santa Tereza, Pinheirinho, Centro e Vazame. Para a fase 4, mais de 200 crianças poderão ser matriculadas nas creches do Jd. Santa Tereza, Centro, Vazame e São Luiz.