Prefeito vai à Brasília solicitar liberação de recursos para o município

Patrício Andrés
31/05/2005 00:00

Na primeira quinzena de maio, o prefeito Prefeito viajou para Brasília, onde foi recebido pelo ministro das Cidades Olívio Dutra e pelo deputado federal João Paulo Cunha, para solicitar a liberação de aproximadamente R$ 18 milhões. Esses recursos serão utilizados para a realização de obras de saneamento e infra-estrutura no município.

A maior parte dos recursos solicitados, cerca de R$ 11 milhões, serão utilizados para a realização de uma das mais importante obras viárias do município, a duplicação e construção de um corredor de ônibus na Avenida Rotary, no trecho compreendido entre o Cemitério dos Jesuítas e o Parque Industrial Ramos de Freitas.

A obra é de grande importância na medida que, com a construção do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, a Avenida Rotary passará a ser uma importante via de acesso ao litoral de São Paulo para toda a região do Pirajuçara (Taboão da Serra), Campo Limpo e Capão Redondo (São Paulo), atendendo uma população demais de um milhão de habitantes.

O prefeito Prefeito também solicitou a liberação de cerca de R$ 5,5 milhões para investimentos na área de habitação, que compreendem a construção de mais de 250 casas populares, a implantação de obras de saneamento e de rede de coleta de esgotos em áreas públicas e assentamentos precários e a recuperação urbana e ambiental de núcleos de favelas.

Entre as solicitações apresentadas ainda consta o pedido para a liberação de um repasse de aproximadamente R$ 1,2 milhão para a construção de dois ginásios poliesportivos, no Jardim Vitória e no Jardim Dom José, obras que deverão atender uma população de mais de 160 mil habitantes, oferecendo esporte, lazer e entretenimento para os moradores da região.

"Nunca o Governo Federal investiu tanto em Embu como nesses últimos dois anos da administração do presidente Lula. Em apenas um ano recebemos cerca de R$ 8 milhões em recursos federais, que permitiram a realização de importantes obras para o município, como a canalização do Córrego das Pombas, a conclusão da Maternidade Municipal, a implantação de três novos Centros de Atenção à Saúde da Família e de Cinco Centros de Referência de Cidadania e Assistência Social e a construção da Escola Municipal Paulo Freire (...) Com certeza o ministro Olívio Dutra fará o possível para atender as nossas solicitações e alguns dos repasses apenas precisam da adequação da documentação para a liberação da verba", afirmou o prefeito Prefeito.

Essas obras fazem parte do Plano de Governo da atual administração idealizado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cidade, melhorando a qualidade de vida, preservando o meio ambiente e, dessa forma, induzindo o crescimento econômico da cidade, diminuindo o enorme déficit social deixado em Embu.