Detran afirma à Rádio Bandeirantes: “Troca de nome nas placas dos carros não é obrigatória”

Mobilidade Urbana
Alex Natalino
15/04/2013 00:00
O “Jornal Primeira Hora” da rádio Bandeirantes AM veiculou a seguinte notícia em 28/3: “O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) afirmou que não é obrigatória a troca das tarjetas das placas para Embu das Artes nos veículos”.

A alteração só é compulsória em casos que se exijam a confecção de nova placa como: perda, má conservação ou transferência de propriedade.

Se o motorista for autuado por alguma autoridade de trânsito que desconheça a mudança do nome da cidade, ele deverá entrar com recurso contra a multa junto ao órgão público.

O mal entendido começou depois que os proprietários começaram a licenciar seus veículos no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Embu das Artes, onde foram impelidos a fazer a troca das tarjetas, sem respaldo legal.

Lembrando que a cidade passou a se chamar, oficialmente, Embu das Artes, depois de um plebiscito realizado em 2011- antes era apenas Embu.

Ouça aqui a notícia veiculada da rádio Bandeirantes.