Operação Cidade Limpa recolhe 5.000 pneus e 500 toneladas de entulho

Serviços Urbanos
Rita de Biaggio
24/11/2005 00:00

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes está estudando a possibilidade de realizar a operação duas vezes por ano

A Operação Cidade Limpa - todos Contra a Dengue realizada no dia 19 de novembro, Dia Nacional de Combate à Dengue, ultrapassou as expectativas. Totalizando os resultados da ação realizada também no dia 12 de novembro, foram coletados 5.000 pneus, recolhidas 500 toneladas de entulho e colocadas 100 telas, durante o Mutirão de Vedação de Caixas d´água. Para se ter uma idéia da magnitude do resultado, o município coleta diariamente 180 toneladas de lixo doméstico.

Os 5.000 pneus descartados pela população, borracharias e empresas, que poderiam acumular água e tornar-se foco do mosquito transmissor da dengue, foram transportados pela Agência Nacional de Indústrias de Pneumáticos (Anip) e encaminhados para a reciclagem. As 500 toneladas de entulho, que também poderiam acumular água e abrigar, além do mosquito da dengue, outros animais perigosos e causadores de acidentes e doenças, como ratos, escorpiões e cobras, foram encaminhados para o Aterro Bandeirantes, devido à ação conjunta com os municípios de São Paulo e Taboão da Serra.

A Operação Cidade Limpa faz parte da programação para o combate e prevenção contra a dengue elaborada pela Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, reuniu 120 funcionários da prefeitura e foram utilizados 15 caminhões. No dia 20 de novembro, uma equipe de combate à dengue esteve presente ao Cidadania em Ação, no bairro de Santo Eduardo. E outra foi ao bairro de Santa Tereza, onde fizeram a sensibilização e exposição da doença e formas de combate à população presente à VI Feira de Artes Santa Tereza.

Confira aqui os principais cuidados que você deve ter para deixar sua casa e a vizinhança protegidas do mosquito da dengue, o Aedes aegypti:

- Lave a vasilha de água de seus animais pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente.
- Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada. Evite acumular lixo e entulho.
- Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados.
- Jogue todo objeto que acumula água no lixo. Exemplos: tampas de garrafas, casca de ovo, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro.
- Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira.
- Lave bem o suporte de garrafões de água mineral na hora da troca.
- Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo.
- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde em local coberto.
- Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada. Lave com bucha e sabão tonéis ou depósitos de água. Feche com a tampa própria ou com uma tela.
- Se você protege 0 muro com cacos de vidro, coloque areia naqueles que podem acumular água.
- Coloque areia nos pratinhos dos vasos de planta ou xaxins. Evite plantas que acumulam água, como bromélias. Caso faça questão, regue-as com uma mistura de 1 litro de água mais 1 colher de água sanitária.
- Remova folhas e tudo que impede a água de correr por calhas de água de chuva. Retire a água acumulada das lajes.
- Mantenha a caixa d´água fechada.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usar, cubra. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso. Mantenha lagos, cascatas e espelhos d´água sempre limpos, criando peixes ou tratando a água com cloro.

Mais informações pelo 4785-3540 / 3541. Reclamações e solicitações de vedação de caixa d'água podem ser feitas no 0800-7730005.