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Fórum Agenda 21 na Educação trata de desafio e envolvimento social

Secretaria:
Meio Ambiente
Maria Regina Teixeira
04/12/2006 00:00
Cuidado. O meio ambiente clama por cuidado. A mensagem ficou estampada nas palavras, imagens e trabalhos artístico-culturais apresentados no 1º Fórum Regional da Agenda 21 na Educação, realizado nos dias 29 e 30/11 em Itapecerica da Serra. Mais de quinhentas pessoas, entre educadores, agentes ambientais, estudantes da rede pública e representantes da sociedade civil envolvidos no projeto Agenda 21 Escolar mergulharam fundo nos temas da educação ambiental. Os problemas e as soluções da área integram as cidades que formam a Bacia Hidrográfica da Guarapiranga: Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço, Taboão e Cotia.

Os desafios, as ações e políticas públicas ambientais já implementadas foram abordadas pelos conferencistas. João Ramos, secretário de Meio Ambiente de Embu das Artes propôs um pacto: "que cada um de nós se perceba e se trate como seres, abandonando cargos e profissões, e sejamos iguais". Segundo ele, quem destrói em nome de um pseudodesenvolvimento pode morrer de forma miserável, de sede diante de uma fonte. Para que os piores efeitos da degradação sejam evitados, Rubens Born, da ONG Vitae Civilis, defende que é preciso "promover o engajamento social nos desafios do desenvolvimento sustentável".

Apesar de estar longe do ideal, o Brasil vem formando uma grande rede social de proteção à natureza. Ísis de Paula, do Ministério da Educação, mostrou que cerca de 4 milhões de crianças e jovens de todo o país elaboraram a Carta das Responsabilidades - Vamos Cuidar do Brasil. O documento estará na capa de todos os livros didáticos da rede pública em 2007 e será utilizado por organismos internacionais em defesa do planeta. Já o Ministério do Meio Ambiente, dentre outras iniciativas, promoveu a criação de 350 Salas Verdes, espaços para enraizamento da educação ambiental, nos 27 estados brasileiros, segundo Thaís Ferraresi.

Numa grande faixa afixada no ginásio que foi palco do fórum, o público leu a pedido de Virgínia Tavaleira, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a síntese dos resultados da educação ambiental em oito palavras: a Agenda 21 ensina a "subtrair problemas, dividir soluções, somar esforços e multiplicar ações".

Realizado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra e Diretoria Regional de Ensino, em parceria com a Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o evento teve o patrocínio da Sociedade Ecológica Amigos de Embu e diversas empresas e instituições. Estiveram presentes o prefeito Jorge Costa (Itapecerica), o vice-prefeito de Embu Roberto Terassi, dentre outras autoridades.

Experiências
O espírito ético e a sabedoria de um cidadão consciente levaram o senhor Francisco Cardoso dos Santos, aluno da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a ir além da alfabetização. Na E.M. Amilton Suga Gallego, Embu, ele se envolveu com a Agenda 21 Escolar desde que foi implantada na escola em meados de 2005. "Estamos aprendendo muito para ensinar a comunidade a colaborar com o meio ambiente", afirmou com orgulho.

Essa relação integral entre escola e comunidade nutre também a educação pedagógica e ambiental em outras escolas da rede pública do município. É o caso das E.Ms. Casa Branca (infantil) e Sueli Maria Hipólito (ensino fundamental) em que o projeto iniciado ano passado hoje envolve 400 crianças e suas famílias. De acordo com o educador João Batista Freitas, coordenador da escola infantil, "o professor vê os pais dos alunos como potencial na construção desse conhecimento e usa o espaço local, de estudo, como ponte para o conhecimento científico, como laboratórios vivos". As transformações proporcionadas pela Agenda 21 nas atitudes de alunos e comunidades foram também relatadas pelas escolas estaduais Iracema Bello Oricchio e Capuava.



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