Governo começa a transformação na Dois Palitos

Pró-Habitação
Elke Lopes Muniz
28/11/2013 00:00

O núcleo mais conhecido como Dois Palitos, no Jardim da Luz, que surgiu há 25 anos, a partir das ruas de acesso Iraí e Erval Seco, tem hoje cerca de 800 domicílios, distribuídos nos seus 45.765 m². É um dos assentamentos mais precários da cidade, entre os 102 núcleos de favelas existentes. Porém, a transformação do Jardim da Luz em um lugar revitalizado, com equilíbrio ambiental e moradias dignas está próxima.

Com recursos do governo federal, o projeto do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC/ R$ 3.552.995,20) inclui urbanização, remoção de famílias em áreas de risco, reconstrução de 280 moradias e obras de saneamento e recuperação ambiental em área de proteção aos mananciais. Já o Projeto Minha Casa, Minha Vida (R$ 50.464.000) promove melhora da infraestrutura viária, saneamento, recuperação urbana e ambiental em áreas degradadas e assentamentos precários e em zona de proteção aos mananciais.

Os projetos na comunidade Dois Palitos beneficiarão cerca de 700 famílias, cadastradas no início do processo, em 2008, quando foram mapeadas todas as moradias existentes. Nesta primeira etapa, parte das famílias será removida para o residencial Chácaras 1, 3 e 4, no Jardim São Marcos. Na segunda etapa, começa a reurbanização e a construção de mais de 300 unidades habitacionais no local.

Na reunião realizada com os moradores do Jardim da Luz, no Ginásio de Esportes do Jardim Dom José, em 16/11, o secretário Geraldo (Gera) Juncal, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e o presidente da Pró-habitação, João Honório da Silva, explicaram à plateia de 500 pessoas todos os procedimentos feitos pelo Governo da Cidade para melhorar a condição de vida dos moradores do Jardim da Luz. Já foram realizadas reuniões na comunidade. No momento, uma equipe da Prefeitura a mantém informada sobre todas as etapas do processo.

A elaboração dos projetos e a contratação dos recursos já estão concluídas. A discussão com a comunidade continua em curso, assim como o recadastramento das famílias, que vai até 18/12. As obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2014.