Prefeito reúne-se com governo do Estado para tratar de habitação

Pró-Habitação
Elke Lopes Muniz
23/01/2014 00:00

Na tarde desta terça-feira, 21/1, o prefeito Prefeito reuniu-se com o secretário estadual da Habitação, Sílvio Torres, para discutir assuntos referentes a projetos de moradia em Embu das Artes já em andamento. No encontro, realizado na Secretaria da Habitação do Estado, em São Paulo, do qual participaram o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Geraldo (Gera) Juncal Jr., e o presidente da Pró-habitação, João Honório da Silva, foram discutidos programas habitacionais como o da área de 60 mil m² adquirida no Jardim Santo Eduardo para a construção de 600 unidades habitacionais para famílias do eixo Pirajuçara.

O Projeto Eixo Pirajuçara é realizado com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na aquisição do terreno com a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), sociedade de economia mista, controlada pelo governo do Estado de São Paulo, e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão gestor de recursos hídricos do Estado.

Em outra ocasião, o secretário estadual já havia assegurado que os investimentos em programas de moradia, por meio do Casa Paulista, nos municípios, em 2014, deverão ser de R$ 2,2 milhões, o mesmo de 2013. Políticas habitacionais em parceria com o Estado são executadas por meio da CDHU e Casa Paulista.

“No Projeto Eixo Pirajuçara ficaram de fora 400 m para chegar à nascente. O problema é fazer esgotamento sanitário em todo o eixo e ficar essa área sem tratamento”, disse Prefeito. A Bacia do Pirajuçara é área de maior concentração de ocupações irregulares do município, merecendo mais atenção do governo. O prefeito informou ainda que o recém-empossado Conselho Gestor do Roque Valente fará reuniões para próximos encaminhamentos. Tratou com o secretário sobre habitação no Parque Luíza e no Jardim Fátima, entre outros.

O secretário Silvio Torres deverá vir a Embu das Artes para uma visita técnica aos projetos ainda neste mês. O convite foi feito pelo prefeito Prefeito, que tem intensificado cada vez mais o empenho do governo na questão de moradia.