Mais linhas do transporte de Embu atendem Hopistal Pirajussara

Mobilidade Urbana
Maria Regina Teixeira
05/05/2006 00:00
Um transtorno para muitos usuários do Hospital Geral Pirajussara que moram na região do Jardim Santo Eduardo e Vale do Pirajussara, no Embu, está chegando ao fim. A partir do próximo dia 13 de maio, três linhas do transporte coletivo alternativo do município, as chamadas lotações, passam a fazer um novo percurso exclusivamente até a frente do HGP, que fica em Taboão da Serra. Saindo dos Jds. da Luz, Santo Eduardo e Ângela, bairros bastante populosos de Embu, os microônibus têm o mesmo itinerário até o Jd. Sta. Tereza. Após, vão passar pela rua Babilônia, avenida Kizaemon Takeuti e rua Ibirama, voltando ao ponto de origem na entrada do hospital. Com o transporte, os usuários do hospital não mais precisarão descer na avenida Rotary e, independente do estado de saúde, subir a pé o percurso de quase um quilômetro. As lotações circularão das 4h30 às 24 horas em intervalos médios de dez minutos.

O HGP é o centro médico de referência da rede pública de saúde de Embu e Taboão. As novas linhas atendem uma reivindicação das comunidades locais, dos conselhos de unidades de saúde, das associações culturais e sociedades amigos de bairros da região. A medida é resultado de um acordo inédito para o transporte intermunicipal da região, firmado entre as Prefeituras de Embu, Taboão e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

As negociações foram conduzidas pela Divisão de Transporte e Tráfego Urbano de Embu (Divtran), ligada à Secretaria de Governo; Associação Regional de Condutores Autônomos de Veículos (Arcav) e Câmara Municipal de Embu; pela Secretaria de Transportes de Taboão e pela direção da EMTU. De acordo com o diretor da Divtran Paulo Oliveira, a portaria assinada pela Secretaria Estadual de Transportes "atende a um apelo social e humanitário das comunidades da região beneficiada e garante a mobilidade e acessibilidade dos passageiros de forma mais cômoda e segura". Já a linha Engenho Velho - Hospital Geral permanece em operação. Assim, com as novas linhas todas as unidades de saúde do município passam a ser interligadas ao HGP. Atualmente o transporte alternativo de Embu conta com 164 veículos.