Prefeitura e Caravanas em prol do esporte e da arte

Secretaria:
Desenvolvimento Social
Educação
Governo
Saúde
Serviços Urbanos
Cultura
Mobilidade Urbana
Esportes e Lazer
Turismo
Tecnologia e Comunicação
Patricia Carvalho de Solsa
25/11/2014 00:00

O Centro Cultural Mestre Assis do Embu recebeu na noite de segunda-feira, 24/11, a abertura oficial dos projetos Caravana do Esporte e da Música, uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação (IEE) e da ESPN, com apoio da Unicef e da Disney, e parceria da Prefeitura de Embu das Artes.  As Caravanas ocorrem até 28 de novembro na cidade e atenderão 3.200 crianças, entre elas, da rede municipal de ensino e dos programas das Secretarias de Cultura e Esportes.

O projeto que completa 10 anos em 2014, retorna a Embu das Artes após cinco anos e segundo a atleta olímpica e presidente do IEE, Ana Moser, vem para solidificar o esporte e a arte como formas de educação: “Quando a Caravana veio a primeira vez, conseguiu trazer para a cidade o fortalecimento do  conceito esporte e arte como educação e do que é possível fazer com pouco material, dentro do contexto das escolas, professores, alunos  e comunidades reais. A expectativa agora é dar continuidade à troca estabelecida com instituições e pessoas e  fortalecer essas áreas, relembrar e envolver ainda mais pessoas, não só como uma ideia, mas como uma prática já estabelecida no município”.

Prática que pode ser comprovada com a apresentação do Quarteto de Sopro, da Escola Municipal de Música de Embu das Artes, que sob a coordenação do professor José de Carvalho, entoou canções como “Uma Brasileira – Os Paralamas do Sucesso” e “Viva La Vida – Coldplay”, durante o evento de abertura.

Representando o prefeito Prefeito, o secretário de Turismo, Valdir Barbosa, parabenizou aos Caravaneiros pela participação e protagonismo nesse ato de doação que é a Caravana, e falou sobre temas como: importância da mídia interação com a comunidade, inclusão social e ações estruturais do governo: “Desde 2009, o prefeito Prefeito vem trabalhando em seu governo questões como a inclusão. Uma das primeiras medidas que ele adotou foi a criação das Secretarias de Esportes e Cultura que hoje, articuladas com outras Secretarias, são responsáveis por projetos como a Escola de Música, recém inaugurada, e os Núcleos de Cultura e de Esporte, que garantem o acesso efetivo da sociedade ao Esporte e à Cultura. O retorno da Caravana a Embu das Artes é um momento importante de celebração de assuntos que, desde a primeira visita, passaram a fazer parte do cotidiano da cidade, e que graças às diretrizes de estruturação do Prefeito Prefeito  ficarão para os próximos governos e para a sociedade”.

Ações que levam à felicidade segundo as palavras de Adriana Saldanha, diretora Geral da Caravana do Esporte e da Música: “Falar sobre Caravana é falar de opção de vida é entender esporte e arte como instrumentos vitais para sobrevivência, é fazer com que toda criança e adolescente tenha o direito de desenvolver atividades físicas e artísticas dentro da escola. Se a Caravana está aqui é porque acreditamos no potencial desse lugar e sabemos que juntos poderemos fortalecer essas duas pontas para o desenvolvimento integral não só da criança, mas do jovem, do adulto e da terceira idade. Se a gente tem esporte e arte na vida a gente é mais feliz, e é isso que a gente busca: felicidade”.

Felicidade confirmada pelo sorriso de João Henrique Bispo (6) e Rafael dos Santos (7), que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do que é a Caravana e conferir de perto a performance de convidados ilustres, que chegam ao projeto graças à parceria com a Disney.

“Ele é muito legal, quando eu o vi no DVD não imaginava que era tão grande, pensei que era pequenininho”, disse o estudante da E. M. Magali, Rafael Santos, referindo-se ao personagem Mickey Mouse, da Disney.

“Essa é a primeira vez que eu encontro o Mickey e o Pateta, eu só os via em fotos. Eles são muito engraçados. Gostam de jogar bola e andar de bicicleta, assim como eu”, completou João Henrique Bispo, morador do Jardim do Colégio.

Além dos personagens ídolos de diversas gerações, também participaram da abertura da Caravana do Esporte e da Música em Embu das Artes, Estela e Vini, apresentadores do programa “Parquinho”, exibido diariamente pelo Canal Disney Jr., a artista Raquel Trindade, e autoridades como Osvaldo Maraucci, tenista comentarista da ESPN, Ana David, diretora de Assuntos Jurídicos da ESPN, os secretários municipais Alan Leão (Cultura), Silvino Bomfim (Esportes e Lazer) e Paulo Vicente dos Reis (Educação), e as vereadoras Dra. Bete e Rosana Almeida.

Confira aqui a programação completa.



Fotos: Everaldo Silva