Prefeito homenageia cooperados

Secretaria:
Prefeito
Patricia Carvalho de Solsa
23/12/2014 00:00

Na terça-feira, 23/12, o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, fez uma surpresa aos cooperados do Restaurante Popular Josué de Castro e da Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima de Embu (Coopermape).

Na data que antecede a véspera de natal, o gestor municipal entregou, pessoalmente, aves natalinas e panetones a cada um dos trabalhadores: “Essa pequena lembrança tem como único objetivo agradecer pelo excelente trabalho que vocês realizam. Eu desejo um 2015 de muita paz, luz e realizações para todos nós”.

O que o gestor municipal não esperava, é que ele próprio seria presenteado. A cooperada Rinete Maria Silva dos Santos, da Cooperativa de Alimentos de Embu Uniart & Sabor, entregou um chaveiro em formato de coruja ao prefeito: “Nós devemos muito a esse governo, desde a criação da Cooperativa até hoje, o Chico sempre fez o que pode para nos ajudar. Como sei que ele é louco por corujas resolvi presenteá-lo. Comprei essa coruja já faz uns três meses e hoje surgiu a oportunidade para entregá-la”.

Juntas, as duas cooperativas somam 63 trabalhadores, divididos entre o Restaurante Popular Josué de Castro, a Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima e o Galpão de Reciclagem de Produtos Eletrônicos.

Um pouco de história

A Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima de Embu (Coopermape) surgiu há 20 anos com um grupo de catadores que aceitaram a proposta da Prefeitura para criar uma cooperativa de reciclagem na cidade. Hoje, a cooperativa conta com 36 cooperados, responsáveis por selecionar mais de 200 toneladas de resíduos recicláveis por mês, incluindo produtos eletrônicos.

Já a Uniart & Sabor começou em fevereiro de 2002, na cozinha de uma paróquia no Jd. Magali, graças à iniciativa de Maria Inez, uma dona de casa e mãe de três filhos que decidiu enfrentar desafios, unir-se a outras mulheres igualmente corajosas e criar o próprio negócio. Hoje, a cooperativa é responsável, em parceria com a Prefeitura, pela administração do Restaurante Popular Josué de Castro que, além das 1.200 refeições diárias, passará a servir café da manhã, a partir do dia 5 de janeiro de 2015.



Fotos: Guego