Prefeitura utiliza o Google Earth para otimizar o acesso a informações geográficas

Patricia Carvalho de Solsa
24/04/2015 00:00

Em substituição ao sistema de geoprocessamento WebGeo,  a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadu) está disponibilizando uma série de arquivos com informações geográficas atualizadas do município por meio do Google Earth.

A ação tem por objetivo integrar soluções de geoprocessamento à plataforma do Google facilitando o acesso de empresários, pesquisadores, técnicos, engenheiros e, até mesmo, do público não especializado, a informações de zoneamento, hidrografia e localização de equipamentos públicos.

A transição foi feita com base na interface simples e de alto desempenho do Google Earth, o que facilita consultas às informações de sistemas geoprocessados, com mapas e imagens 3D, por usuários não familiarizados com esse tipo de tecnologia. Acessando a plataforma é possível saber, por exemplo, a localização de todas as escolas do município, ou ainda os locais disponíveis para a prática de esportes e de lazer, bem como o perímetro de lotes e os espaços demarcados como Áreas de Proteção Ambiental.

Além de ampliar o número de usuários, a utilização do Google Earth também oferece vantagens para os investidores que, ao invés de se deslocarem até a cidade, podem consultar características das áreas disponíveis, via internet.

Os arquivos estão disponíveis para consulta no menu “mapas”, na coluna localizada a esquerda do portal www.embudasartes.sp.gov.br. Para ter acesso as informações é necessário descompactar os arquivos utilizando o programa  WinZipe, em seguida, abri-los no Google Earth.

A Semadu disponibiliza ainda um manual básico em vídeo para utilização do novo sistema: